Vida Espiritual

Os escritos bahá’ís afirmam que todos os seres humanos foram criados pelo amor de Deus com a capacidade de reconhecer os Seus sinais e refletir a Sua beleza. Cada um de nós é dotado de uma alma imortal que está exaltada acima da matéria e que não possui distinção de gênero, cor, nacionalidade ou classe social.

Tal como um espelho, a alma humana é capaz de refletir a luz dos atributos divinos. Qualidades como a justiça, a generosidade, a excelência e o amor podem caracterizar cada vez mais as diferentes facetas de nossas vidas - seja na busca por adquirir conhecimento, na formação de uma família, nos ofícios e profissões em que nos envolvemos, no cuidado com o meio-ambiente, ou nas inúmeras relações que nos conectam aos demais.

Assim como o propósito da vela é irradiar sua luz, a alma humana foi criada para se doar generosamente. Cumprimos nosso propósito mais elevado numa vida de serviço, em que oferecemos generosamente nosso tempo, energia, conhecimento e recursos financeiros.

Entretanto, tudo o que possuímos potencialmente só se pode manifestar como resultado do nosso esforço consciente. Quando nos esforçamos para desenvolver nossas capacidades e contribuir para o avanço dos demais, trilhamos um caminho espiritual.

Para avançar nesse caminho, a alma se nutre do poder da oração, se beneficia da guia oferecida pelas Escrituras Sagradas, adquire conhecimento em áreas relevantes, se empenha em melhorar a conduta e em superar testes e dificuldades e se dedica ao serviço à humanidade. Ao avançar nesse caminho, purificamos os espelhos dos nossos corações e mentes e nos tornamos capazes de refletir a luz divina.

A vida da alma não termina com a morte. As qualidades divinas que adquirimos durante nossas vidas são necessárias para a vida vindoura. Quando o corpo morre, a alma continua a progredir numa jornada eterna em direção à perfeição.

“Tu és Minha lâmpada, e Minha luz está em ti. Que obtenhas dela o teu resplendor e não aspires a outro senão a Mim.”  –Bahá’u’lláh

info@bahai.org.br

(+55 61)3255-2200

  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube