“Participando dos Discursos Predominantes na Sociedade”

Esse site foi criado para que você possa acessar às informações necessárias sobre os Seminários para jovens universitários promovidos pelo Instituto para Estudos em Prosperidade Global (ISGP, em inglês). Aqui, você encontrará reflexões feitas pelos participantes ao redor mundo, fotos de algumas edições, um pouco sobre cada Ano e a área de acesso para realizar a sua inscrição!

Mas, afinal, você sabe o que são estes Seminários?

Buscando criar espaços em que indivíduos e grupos, preocupados com a transformação social, possam reunir-se para explorar os elementos de um marco conceitual para o pensamento e a ação, inspirado pela ciência e pela religião, o ISGP oferece seminários anuais para jovens bahá’ís universitários em alguns países do mundo.

Este programa concentra-se em uma série de quatro seminários, em que os jovens participam ao longo de sua vida acadêmica. Seu propósito global é ajudá-los a construir um marco conceitual, a partir do qual possam perseguir seu crescimento intelectual e espiritual, e contribuir para o avanço da sociedade.

Os estudantes se reúnem, a cada ano, por um período de 10 a 14 dias, para estudar e consultar sobre uma série de temas relacionados às três áreas de atividades por meio das quais a comunidade bahá’í contribui para a construção de uma nova sociedade: a Expansão e Consolidação da Comunidade Bahá’í, a Ação Social e a Participação nos Discursos da Sociedade.

Os estudantes se reúnem a cada ano por um período de 10 a 14 dias para estudar e discutir uma série de temas relacionados às três áreas de atividades por meio das quais a comunidade bahá’í contribui para a construção de uma nova sociedade: A Expansão e Consolidação da Comunidade Bahá’í, A Ação Social e a Participação nos Discursos da Sociedade.

Ano 1

Neste primeiro seminário, os participantes estudam sobre os esforços da Comunidade Bahá’í para contribuir para o avanço da civilização, refletem sobre a questão da coerência entre pensamento e ação e sobre os desafios que viver uma vida coerente representa para gerações mais jovens. Investigam, também, os conceitos fundamentais que lhes permitirão participar em um discurso sobre ação social e exploram as importantes implicações da crença na harmonia entre ciência e religião.

Ano 2

As perguntas “quem somos?” e “o que fazemos?” guiam as reflexões do segundo seminário, buscando ampliar a consciência dos participantes sobre sua identidade individual e coletiva ao explorar três aspectos de suas vias: sua educação, sua participação nos esforços de expansão e consolidação da Comunidade Bahá’í e suas interações com os sistemas midiáticos da sociedade.

Ano 3

O desafio de alcançar maior coerência tanto em nossas vidas individuais quanto nas diferentes atividades realizadas pela Comunidade Bahá’í é o tema central deste terceiro seminário. Neste contexto, os participantes estudam as características da Ciência como um sistema de conhecimento e prática, capaz de contribuir para a leitura e a transformação da realidade; refletem sobre alguns dos conceitos essenciais para a ação social sistemática e sustentável, assim como sobre os princípios que guiam projetos de desenvolvimento sócio econômico de inspiração bahá’í; e aprendem sobre a relação que cada indivíduo deve estabelecer com os meios materiais disponíveis, à medida que busca viver uma vida espiritual e materialmente coerente.

Ano 4

No último ano desta série de seminários, a reflexão é centrada no propósito da Religião como um sistema de conhecimento e prática, complementar à Ciência; nos princípios norteadores de nossas ações em direção à transformação da sociedade e nas características que indivíduos, instituições e comunidades, inspirados pela Revelação de Bahá’u’lláh e por Sua visão de um mundo material e espiritualmente próspero, almejam alcançar.