Liberando o potencial

de pré-adolescentes

Um período especial

A pré-adolescência (11 a 15 anos) é uma fase de grandes transformações – físicas, emocionais e intelectuais. Nessa transição entre a infância e a vida adulta, tomamos muitas decisões que têm impacto de longo prazo.

 

Esse é um período de grande potencial, de forte senso de justiça e sede de conhecimento. No entanto, a energia e curiosidade desses pré-jovens são muitas vezes inibidas ou mal direcionadas por diferentes forças sociais e mensagens prejudiciais. Portanto, é necessário que eles sejam auxiliados a reconhecer as forças construtivas e destrutivas ao seu redor e compreender a influência que estas exercem em seus pensamentos e sentimentos. Esse apoio torna-os mais aptos a fazer escolhas conscientes.

Explorando este assunto

IMG_5397.jpg
Raul Spinassé - CG2A9974.jpg
22102017-IMG_6039.jpg
CG2A9240.jpg

Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens

O Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens foi elaborado buscando responder a essa necessidade. Ele é aplicado para grupos de pré-jovens, acompanhados por um jovem mais velho (animador), que juntos percorrem uma sequência de textos, realizam atividades e criam laços duradouros de amizade.

 

Os textos apresentam histórias de pré-jovens vivendo em diferentes realidades e partes do mundo, que compartilham anseios e dúvidas comuns a essa faixa etária. Os livros exploram temas espirituais como justiça, esforço e esperança. Ao se engajarem com o material, os pré-jovens são sempre instigados a fazer perguntas e refletir profundamente. Os exercícios e atividades propostos trabalham capacidades científicas, de socialização, e de linguagem, conectadas aos temas de dimensão moral. 

 

Além do estudo, o grupo realiza práticas de arte, esporte, lazer e serviço. As atividades de serviço têm especial importância. Durante os 4 anos do programa, os participantes planejam, executam e avaliam atos de serviço comunitário que buscam responder às necessidades do local onde vivem. Esses tendem a ser simples no início mas crescem em complexidade e impacto. 

 

Cada pré-jovem, apoiado pelo grupo, é encorajado a tomar para si metas de excelência nas diversas áreas de sua vida e concentrar suas energias para intervir positivamente na sociedade.