• bahai_brasil

Projeto do Primeiro Templo Bahá’í na RDC é divulgado



02 de Julho de 2020 - Depois de muita expectativa, o projeto da Casa de Adoração Bahá'í Nacional a ser construída na República Democrática do Congo (RDC) foi divulgado hoje em um anúncio on-line pela Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís daquele país.

"Este é um momento que foi muito esperado pelos bahá'ís da RDC", diz Lavoisier Mutombo Tshiongo, secretário da Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís. "Com os pés firmes, estamos dando um novo passo em direção a erguer nossa primeira Casa de Adoração, aqui no coração do continente africano, dando um novo impulso a todos os nossos esforços para servir nossa sociedade."

O projeto, criado pela Wolff Architects na Cidade do Cabo, África do Sul, é inspirado nas obras de arte tradicionais, estruturas e características naturais da RDC, assim como nos ensinamentos sagrados bahá'ís, em particular no conceito espiritual de que a graça de Deus flui incessantemente sobre todas as pessoas.



O local da Casa de Adoração, nos arredores de Kinshasa, fica na beira de um vale fértil com vista para o rio Congo. Este rio, cujos afluentes reúnem a chuva de todas as partes do país em um grande curso de água, fornece uma imagem poderosa de união de todas as pessoas, a qual está refletida no design do templo. Os motivos que irão adornar a parte externa da cúpula do edifício central expressam essa idéia em um estilo que remete à arte de vários povos congoleses.

Comentando o projeto, os arquitetos afirmam: “Fomos inspirados por uma imagem da arquitetura congolesa do século XIX, que mostrava belas estruturas que pareciam ter fachadas de bambu refinadamente trançadas e um teto parabólico feito de folhas de palmeira. Essas casas ficavam entre árvores de baobás gigantes. ... O teto ondulado do templo faz referência a esta história.”



A Casa de Adoração irá incorporar o vibrante espírito devocional que foi cultivado ao longo das décadas pelos bahá'ís da RDC. Mais de 200.000 pessoas em todo o país, de todas as idades e crenças, participam regularmente de reuniões devocionais bahá'ís em seus bairros e vilas. Mesmo com as medidas atuais de isolamento social, a intensidade dessa vida devocional só aumentou, ao mesmo tempo que se mantinham as medidas de segurança implementadas pelo governo.


Mais de 200.000 pessoas em todo o país, de todas as idades e crenças, participam regularmente de reuniões devocionais bahá'ís em seus bairros e vilas.

Refletindo sobre essas experiências, Mutombo diz: “Pessoas de todas as comunidades religiosas estão vindo às reuniões devocionais bahá'ís, refletindo juntas sobre as necessidades de nossa sociedade e crescendo em camaradagem. “

“A Casa de Adoração será construída com nove portas voltadas para todas as direções e estará aberta a todas as pessoas, permitindo que o princípio da unidade na diversidade se torne uma realidade diária. Neste momento em que o mundo está passando por uma das piores crises dos últimos tempos, o surgimento deste templo evidencia o papel fundamental que a oração desempenha em inspirar esperança e em levar todos à ação.”





Visão do interior da Casa de Adoração Bahá'í Nacional a ser construída na RDC

Fonte: Bahá'í World News Service, original em inglês disponível aqui

0 visualização

info@bahai.org.br

(+55 61)3255-2200

  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube