• sasg97

Pandemia revela o papel das mulheres na liderança

BIC NOVA YORK, 25 de Março de 2021 - Enquanto o mundo passa por profundas mudanças, a pandemia revelou claramente o papel indispensável de mulheres líderes e a necessidade de reconceptualizar modelos de liderança. Essas idéias estão no cerne da contribuição da Comunidade Internacional Bahá'í (BIC) para a 65ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher (CSW), que incluiu uma declaração intitulada "Liderança para uma Cultura de Igualdade, em Tempos de Perigo e Paz.”


A contribuição da Comunidade Internacional Bahá'í para a 65ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher inclui uma declaração intitulada "Liderança para uma Cultura de Igualdade, em Tempos de Perigo e Paz.”

“Em nações onde as mulheres têm contribuído de forma mais proeminente para a liderança em sua sociedade em qualquer nível, um grau de estabilidade foi visto em uma variedade de indicadores de curto prazo, incluindo saúde pública e segurança econômica”, disse Saphira Rameshfar, Representante da BIC .


“Nunca foi tão claro o quanto a humanidade se beneficia quando a liderança das mulheres é abraçada e promovida em todos os níveis da sociedade, seja na família ou na aldeia, na comunidade ou no governo local, na empresa ou na nação.”


Em sua declaração à Comissão, a BIC destaca várias características e capacidades para uma liderança eficaz, incluindo “a habilidade de harmonizar vozes diferentes e promover um senso de esforço comum”.


Em uma discussão online centrada na declaração da BIC durante a CSW, Charlotte Bunch do Center for Women’s Global Leadership (Centro de Liderança Global Feminina) da Universidade Rutgers disse: “Eu acho que o modelo que [a BIC] apresentou é realmente importante. Precisamos entender que um modelo de igualdade... não significa tornar as mulheres igualmente dominantes sobre outras pessoas para torná-las líderes...”


Embaixadores de vários Estados membros da ONU responderam ao filme recentemente lançado, Glimpses of the Spirit of Gender Equality ("Vislumbres do Espírito da Igualdade de Gênero.”). Os embaixadores que falaram em uma exibição durante a CSW são retratados aqui, no sentido horário a partir do canto superior esquerdo: Embaixador Francisco Duarte Lopes de Portugal, Embaixador Israel Choko Davies da Libéria, Embaixador Christoph Heusgen da Alemanha e Embaixador Enrique A. Manalo da República das Filipinas.

Em outro espaço de discussão com a presença de embaixadores de vários Estados membros da ONU, os participantes assistiram ao filme recentemente lançado "Vislumbres do Espírito da Igualdade de Gênero." Em resposta ao filme, o Representante Permanente Adjunto da Libéria na ONU, Embaixador Israel Choko Davies, disse: “Você vê como as ações em uma determinada comunidade podem cultivar mudanças positivas no comportamento de outras.”


“Vemos como uma família se torna feliz quando marido e mulher demonstram respeito mútuo e se consideram iguais. Você aprende sobre o papel positivo e a importância da espiritualidade para alcançar a igualdade de gênero. Você percebe o papel importante que uma família pode desempenhar na promoção da igualdade de gênero.”


O embaixador Davies citou o filme dizendo: “A capacidade de amar, de criar, de perseverar, não tem gênero”


Quarenta e nove delegados representando o BIC se juntaram a mais de 25.000 representantes de governos e organizações não governamentais na CSW deste ano, que foi realizada online.

Quarenta e nove delegados representando a BIC juntaram-se a mais de 25.000 representantes de governos e organizações não governamentais na CSW deste ano, que foi realizada online - a maior reunião desde a Conferência Mundial sobre Mulheres em Pequim, em 1995, envolvendo governos e organizações da sociedade civil no avanço do discurso sobre igualdade de gênero.


Retratada aqui, está a Conferência Mundial sobre Mulheres de 1995 em Pequim. A CSW deste ano, que está sendo realizada online, é o maior encontro desde a conferência de Pequim, envolvendo governos e organizações da sociedade civil no avanço do discurso sobre igualdade de gênero.

Fonte: Bahá'í World News Service, original em inglês disponível aqui

322 visualizações