- sasg97
Pandemia revela o papel das mulheres na liderança
BIC NOVA YORK, 25 de Março de 2021 - Enquanto o mundo passa por profundas mudanças, a pandemia revelou claramente o papel indispensável de mulheres líderes e a necessidade de reconceptualizar modelos de liderança. Essas idéias estão no cerne da contribuição da Comunidade Internacional Bahá'í (BIC) para a 65ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher (CSW), que incluiu uma declaração intitulada "Liderança para uma Cultura de Igualdade, em Tempos de Perigo e Paz.”

“Em nações onde as mulheres têm contribuído de forma mais proeminente para a liderança em sua sociedade em qualquer nível, um grau de estabilidade foi visto em uma variedade de indicadores de curto prazo, incluindo saúde pública e segurança econômica”, disse Saphira Rameshfar, Representante da BIC .
“Nunca foi tão claro o quanto a humanidade se beneficia quando a liderança das mulheres é abraçada e promovida em todos os níveis da sociedade, seja na família ou na aldeia, na comunidade ou no governo local, na empresa ou na nação.”
Em sua declaração à Comissão, a BIC destaca várias características e capacidades para uma liderança eficaz, incluindo “a habilidade de harmonizar vozes diferentes e promover um senso de esforço comum”.
Em uma discussão online centrada na declaração da BIC durante a CSW, Charlotte Bunch do Center for Women’s Global Leadership (Centro de Liderança Global Feminina) da Universidade Rutgers disse: “Eu acho que o modelo que [a BIC] apresentou é realmente importante. Precisamos entender que um modelo de igualdade... não significa tornar as mulheres igualmente dominantes sobre outras pessoas para torná-las líderes...”

Em outro espaço de discussão com a presença de embaixadores de vários Estados membros da ONU, os participantes assistiram ao filme recentemente lançado "Vislumbres do Espírito da Igualdade de Gênero." Em resposta ao filme, o Representante Permanente Adjunto da Libéria na ONU, Embaixador Israel Choko Davies, disse: “Você vê como as ações em uma determinada comunidade podem cultivar mudanças positivas no comportamento de outras.”
“Vemos como uma família se torna feliz quando marido e mulher demonstram respeito mútuo e se consideram iguais. Você aprende sobre o papel positivo e a importância da espiritualidade para alcançar a igualdade de gênero. Você percebe o papel importante que uma família pode desempenhar na promoção da igualdade de gênero.”
O embaixador Davies citou o filme dizendo: “A capacidade de amar, de criar, de perseverar, não tem gênero”

Quarenta e nove delegados representando a BIC juntaram-se a mais de 25.000 representantes de governos e organizações não governamentais na CSW deste ano, que foi realizada online - a maior reunião desde a Conferência Mundial sobre Mulheres em Pequim, em 1995, envolvendo governos e organizações da sociedade civil no avanço do discurso sobre igualdade de gênero.

Fonte: Bahá'í World News Service, original em inglês disponível aqui