• bahai_brasil

Oração desperta sentimentos de solidariedade e enriquece vida coletiva

BUCARESTE, Romênia, 15 de maio de 2020 - No espaço de alguns poucos meses, atos de devoção e generosidade tem estado em maior foco na vida coletiva da humanidade, enquanto a pandemia do coronavírus continua a perturbar sociedades e trazer grandes sofrimentos.


“O impulso natural da alma para orar, voltar-se ao seu Criador nos momentos de alegria ou dificuldade, foi muitas vezes silenciado e esquecido nas distrações da vida diária”, diz Ivone Marlen Scărlătescu, membro da Assembléia Espiritual Nacional dos Bahá'ís da Romênia. “Mas agora, com esta crise, as pessoas estão sendo reorientadas em direção à sua natureza espiritual, que nos une a todos, e estão percebendo a importância da oração.”


Os bahá'ís da Romênia, respondendo ao crescente interesse pela oração dentro de seu país, têm mantido reuniões devocionais on-line para todos os que desejam participar. “Pontes para um maior diálogo estão sendo construídas na medida em que as pessoas têm vindo rezar juntos diariamente”, diz a Sra Scărlătescu. “Os corações das pessoas estão começando a pulsar como um só. Estamos testemunhando uma nova forma de camaradagem com base na oração, solidariedade e no cuidado uns com os outros.”


Estes comentários ecoam sentimentos expressos por muitas pessoas através do mundo. No leste de Bornéu, na Indonésia, um grupo de amigos começou a se reunir on-line para orar pelo bem-estar do seu país, e naturalmente começaram a refletir sobre como poderiam ajudar aos demais em suas vizinhanças imediatas. As conversas levaram a uma iniciativa de produzir e distribuir máscaras para aqueles que mais precisam.


Membros de uma família oram juntos na Indonésia

“Quando algumas pessoas se reúnem para rezar e pensar profundamente sobre o significado das palavras sagradas que estão dizendo, elas ganham uma visão mais clara do que é importante e se sentem mais unidas. Elas são capazes de tomar decisões e agir para atender às necessidades que percebem ao seu redor”, diz Rina Tjua Leena do Escritório Baha'i de Assuntos Externos da Indonésia.



As pessoas que se sentiam invisíveis, até para os seus vizinhos, estão descobrindo que a oração coletiva tem o poder de converter estranhos em amigos. Em lugares onde existem Casas de Adoração Bahá’í, transmissões ao vivo de programas devocionais e encontros on-line para a oração coletiva reuniram a participação de muitas pessoas, aliviando as ansiedades e inspirando esperança.


Em Santiago, Chile, um participante dessas reuniões devocionais explica como se unir para orar tem criado laços de amizade entre as pessoas que antes não se conheciam. “Os vizinhos estão agora continuamente oferecendo apoio sempre que possível. Se alguém vai ao supermercado ou na farmácia, eles avisam aos demais, para o caso deles precisarem de algo.”


Mas a sensação de interconexão não depende do acesso à Internet. Em muitas partes do mundo, as pessoas criaram redes de telefonemas para juntar-se uns aos outros em oração ou prepararam programas devocionais transmitidos via rádio para suas localidades.


Bahá'ís em Kamuli, Uganda, transmitem programas diários sobre a importância de uma vida devocional.

Em Kamuli, Uganda, onde bahá'ís tem transmitido programas diários sobre a importância de uma vida devocional, David Waiswa, um morador da região, diz: “Este momento diário de oração torna-se um momento em que todos os membros de uma família podem olhar juntos questões mais profundas e até consultar sobre assuntos da família.”


“No ambiente de amor, unidade e compreensão criado através da oração, os membros da família não só se tornam mais amorosos entre eles, mas também

mais conscientes das necessidades da comunidade ao seu redor.”


Hanna Ihsan, um jovem da Jordânia, reflete sobre momentos de devoção com seus pares: “O que tem nos ajudado a atravessar este tempo difícil tem sido voltar para Deus e orarmos juntos. E também falar sobre como esta pandemia afeta nossas vidas, como podemos ajudar uns aos outros a atravessar este tempo difícil, e como nossa sociedade poderá progredir para além desta crise.”



Uma gravação de orações feitas pelos bahá'ís de Porto Rico foi compartilhada on-line, como uma maneira de conectar as pessoas e inspirar esperança.
Um vídeo produzido pelos bahá'ís da Jordânia explora o papel da oração na sociedade durante uma crise.


Reunião de Oração Online na África do Sul

Fonte: Bahá'í World News Service, original em inglês disponível em https://news.bahai.org/story/1427/

0 visualização

info@bahai.org.br

(+55 61)3255-2200

  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube