• bahai_brasil

Nas Américas, o espírito de unidade move as comunidades em antecipação ao bicentenário

VANCOUVER, COLÚMBIA BRITÂNICA , Canadá - Os preparativos globais para o bicentenário estão ganhando ímpeto nas Américas. Expressões artísticas, apresentações elaboradas sobre o passado e o presente e outras atividades ajudam a vislumbrar como as diversas populações do continente estão se preparando para o histórico aniversário do nascimento do Báb.

Um bairro em Los Ángeles, no Chile (canto superior direito), têm focado, nos últimos seis meses antecipando o bicentenário, na educação espiritual e no serviço à sociedade. A Casa de Adoração em Santiago, Chile, atrai visitantes da comunidade que o cercam, ansiosos para orar e meditar nesse espaço sagrado.

Durante esse período, vizinhanças no Canadá estão vivenciando um novo ímpeto de energia. Em um bairro de Vancouver, as reuniões devocionais e os programas educacionais para crianças e jovens vêm crescendo nesses meses.


"Para nossa equipe, cada momento antes deste bicentenário é precioso", diz Hoda Toloui-Wallace, que vive na área. “Estamos determinados a alcançar o maior número de amigos para se tornar protagonistas na melhoria da sociedade. Há um verdadeiro espírito de alegria ao ver mais pessoas canalizando suas energias e encontrando seu lugar em um caminho de serviço. ”


Nos Estados Unidos, as comunidades estão atraindo números crescentes de pessoas para as celebrações locais e outras atividades. Muitos lugares realizaram escolas de verão especiais, que enfatizaram a vida e os ensinamentos do Báb. Conferências energizantes permitiram aos participantes refletir sobre maneiras de servir generosamente à comunidade e intensificar o esforço em preparação para o bicentenário de outubro. Empreendimentos artísticos também estão em andamento através da criação de pinturas, projetos de artesanato e exibição de filmes.

Jovens do Equador participaram recentemente de uma reunião de três dias onde aprenderam mais sobre as vidas e os ensinamentos do Báb e Bahá’u’lláh.

Em Buenos Aires, Argentina, os bahá'ís estão dando um foco especial à história da Fé na cidade. Uma série de eventos está prevista para setembro para comemorar o centenário da chegada de Martha Root, uma notável bahá'í pioneira, na capital argentina. Além disso, no dia do bicentenário do nascimento do Báb, em outubro, uma reunião especial será realizada no túmulo de May Maxwell, uma proeminente bahá'í americana que morreu em Buenos Aires em 1940.


Essa profunda conexão com a história também se manifesta em Vila Velha, Brasil, onde a comunidade local está planejando uma encenação com monólogos de seis dos primeiros seguidores do Báb.


“Nós seis estamos muito animados. Estamos gostando de escrever os monólogos ”, diz Bahiyyih Maani Hessari. "Estamos nervosos para a peça, mas também estamos muito felizes e dispostos a fazer o nosso melhor."

Comunidades nos Estados Unidos estão se preparando para o próximo bicentenário. Essas fotos (no sentido horário a partir da esquerda) mostram uma reunião devocional dentro da Casa (Hogan) de Oração no Instituto Nativo-Americano Bahá'í na Nação Navajo, uma reunião especial em Dallas e os participantes da Escola de Verão de Indiana. Esses encontros estão entre os muitos que estão acontecendo como parte de um aumento dos esforços de construção da comunidade antes das comemorações de outubro.

Também no Brasil, o A Tarde, um importante jornal de Salvador, destacou a comunidade bahá'í em sua última revista do domingo. A seção especial continha um artigo de capa de 6 páginas sobre os bahá'ís de Salvador, sua história desde a primeira visita da Senhorita Root cem anos atrás, seus atuais esforços para contribuir com a vida em Salvador e seus planos para as próximas celebrações do bicentenário.


Comunidades nas Américas têm realizado reuniões especiais sobre as vidas e os ensinamentos do Báb e Bahá’u’lláh. Por exemplo, em Kingston, Jamaica, uma oficina foi realizada para a criação e exibição de diferentes trabalhos criativos. No Equador, pessoas na região sul do país se reuniram recentemente para um acampamento de três dias focado em temas inspirados na visão do Báb e Bahá’u’lláh para a humanidade. Em La Bomba, Costa Rica, há uma variedade de esforços, como uma reunião devocional semanal que inclui o compartilhamento de relatos da vida do Báb e dos primeiros heróis e heroínas da Fé bahá'í. E em Santa Cruz, Bolívia, os jovens estão reunindo-se para aprender a contar histórias sobre a vida do Báb.


Em outras partes, ao longo do continente, quatro Casas de Adoração Bahá'í irradiam o espírito do período do bicentenário, atuando como um ponto focal para os preparativos. Uma reunião no templo em Agua Azul, Colômbia, reuniu dezenas de moradores da comunidade para discutir diferentes temas da vida do Báb. Em todas as Casas de Adoração nas Américas - no Chile, Colômbia, Panamá e Estados Unidos - serão realizadas reuniões devocionais durante os dias sagrados do bicentenário e existem planos em andamento para que algumas delas disponibilizem transmissões ao vivo das celebrações on-line.


Membros da comunidade se reúnem para uma reunião no terreno da Casa de Adoração Bahá'í em Agua Azul, Colômbia. O grupo estava estudando e refletindo sobre a vida do Báb.

Em uma vizinhança em Vancouver, Canada, moradores estão intensificando seus esforços de construção de comunidades no período que antecede ao bicentenário. Nas fotos da esquerda, encontros na vizinhança e na foto da direita, um festival de crianças que reuniu famílias da região.

Jovens em Toronto, Canadá, participaram de um acampamento de três dias que incluiu uma noite artística. Esse foi apenas um de muitos encontros realizados como parte de um esforço que ganhou intensidade no período anterior ao bicentenário.

Em Vila Velha, Brasil, a comunidade local está planejando uma encenação com monólogos de seis dos primeiros seguidores do Báb. Os atores recentemente se reuniram para a primeira leitura dramática do script.

A Tarde, um importante jornal de Salvador, destacou a comunidade bahá'í em sua última revista do domingo. A seção especial continha um artigo de capa de 6 páginas sobre os bahá'ís de Salvador, sua história desde a primeira visita de Martha Root cem anos atrás, seus atuais esforços para contribuir com a vida em Salvador e seus planos para as próximas celebrações do bicentenário.

Em Kingston, Jamaica, um workshop de artes foi realizada para a criação e exibição de diferentes trabalhos criativos para o bicentenário. Diferentes apresentações foram realizadas, incluindo histórias sobre a vida do Báb, escrituras bahá’ís musicadas e diferentes tipos de artes visuais.

A comunidade montanheira de Telire, Costa Rica, está construindo uma estrutura onde será celebrado o bicentenário.

Em uma vizinhança em Santa Cruz, Bolivia, jovens se reúnem para aprender e contar histórias da vida do Báb.







170 visualizações

info@bahai.org.br

(+55 61)3255-2200

  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube