• Comunidade Internacional Bahá'í

Mais bahá'ís presos no Irã: total de repressão atinge 245 em um mês


Quatorze jovens bahá'ís foram presos ontem na cidade iraniana de Ghaemshahr, em uma residência, onde estudavam e discutiam juntos o papel da educação no progresso social de seu país.

Genebra - 01 de setembro de 2022


Quatorze bahá'ís, incluindo treze jovens, foram presos ontem na cidade iraniana de Qaemshahr, província de Mazandaran, no norte do Irã, e detidos no escritório de inteligência de Sari. A maioria das prisões ocorreu em uma residência onde os jovens estudavam e discutiam juntos o papel da educação no progresso social. Nenhuma informação foi divulgada sobre as acusações que esses jovens bahá'ís podem enfrentar.


Essas prisões são as mais recentes de uma repressão de um mês contra os bahá'ís em todo o país pelo governo iraniano. As autoridades atingiram bahá'ís em 245 incidentes de perseguição nos últimos 32 dias, confirma a Comunidade Internacional Bahá'í (BIC), com detenções e prisões, destruição de casas e confisco de propriedades, invasões em instalações privadas e comerciais, agressões, negação de medicamentos aos detentos e negação do ensino superior a mais de 100 jovens.


A repressão provocou ampla condenação pelas Nações Unidas, vários governos, organizações da sociedade civil, incluindo a Anistia Internacional, e por parte de meios de comunicação internacionais e persas.


“Que irônico é que esses jovens tenham sido presos enquanto estudavam e discutiam o papel da educação, quando a eles próprios foi negado o acesso ao ensino superior pelas autoridades iranianas”, disse Simin Fahandej, representante da BIC nas Nações Unidas em Genebra. "A crueldade do governo iraniano ultrapassa todas as medidas. Não apenas priva esses jovens de ingressar nas universidades e desenvolver suas capacidades intelectuais, como também lhes nega o simples direito de se reunir como jovens para discutir questões importantes para sua geração."


O Irã tem perseguido sistematicamente a comunidade bahá'í desde a Revolução Islâmica de 1979. Mais de 200 bahá'ís foram mortos após a Revolução e um documento de política estatal de 1991 assinado pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, determinava que o progresso e o desenvolvimento da comunidade bahá'í fossem "bloqueados" - inclusive proibindo os jovens bahá'ís de frequentar universidades iranianas. E uma correspondênicia de 2006 do Ministério da Ciência, Pesquisa e Tecnologia, enviada a 81 universidades iranianas, dizia que se algum estudante “for identificado como bahá'í, ele deve ser expulso da universidade”.


A Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Artigo 18 do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, ambos assinados pelo Irã, garantem os bahá'ís o direito de manifestar e praticar suas crenças, buscar educação e aquilo que é essencial para a vida.


Um dia antes, em 30 de agosto, os recursos legais de 25 bahá'ís a 37ª Turma do Tribunal Recursal da província de Fars foram negados e suas sentenças severas foram mantidas. As 25 pessoas foram sentenciadas pela primeira vez em junho em Shiraz e agora enfrentam um total combinado de quase 80 anos de prisão.


“Os iranianos de boa vontade, dentro e fora do Irã, a comunidade internacional e inúmeras pessoas ao redor do mundo pediram inequivocamente ao Irã para acabar com sua perseguição aos bahá'ís”, disse a Sra. Fahandej. "O Irã deve perceber que sua perseguição contínua aos bahá'ís só prejudica sua própria credibilidade nacional e internacionalmente, ao mesmo tempo em que demonstra ao mundo a inocência dos bahá'ís no Irã".


Indivíduos presos em Ghaemshahr


● Hengameh Alipour

● Negar Darabi

● Golbon Fallah

● Mahsa Fathi

● Nazanin Goli

● Mani Gholinejad

● Samiyeh Gholinejad

● Bita Haghighi

● Sanaz Hekmat-Shoar

● Afnaneh Nematian

● Basir Samimi

● Mojir Samimi

● Sam Samimi

● Anis Sanaie


Indivíduos presos em junho, em Shiráz, com severas sentenças confirmadas em instância recursal


● Shamim Akhlaghi

● Samareh Ashnaei

● Behnam Azizpour

● Ahdieh Enayati

● Sahba Farahbakhsh

● Mojgan Gholampour

● Saied Hasani

● Nasim Kashani [Kashaninezhad]

● Vargha Kaviani

● Mahyar Sefidi Miandoab

● Sahba Moslehi

● Bahareh Norouzi

● Parisa Rouhizadegan

● Esmail Rousta

● Yekta Fahandaj Saadi

● Marjan Gholampour Saadi

● Lala Salehi

● Shadi Sadegh Aghdam Seisan

● Farzad Shadman

● Farbod Shadman

● Ramin Shirvani

● Soroush Ighani Soghadi

● Nabil Tahzib

● Rezvan Yazdani

● Noushin Zenhari


Fonte: Bahá'í International Community, original em inglês aqui.

25 visualizações