• bahai_brasil

Espaços devocionais virtuais fortalecem amizades e espalham esperança pelo país




A atual crise vivida pela humanidade requer um alto senso de responsabilidade para com o bem-estar individual e coletivo. Em todo o Brasil, a Comunidade Bahá’í tem buscado formas criativas para contribuir neste processo e encontrou nos espaços virtuais uma maneira de fortalecer laços de amizade e promover consciência espiritual e qualidades como tranquilidade, confiança e fé em Deus.


Pessoas de diversas origens – sejam amigos, familiares, vizinhos ou até desconhecidos - realizam, por meio de videoconferências e ligações telefônicas, reuniões devocionais, nas quais dedicam orações como forma de ser fonte de amor e alento diante das dificuldades.



Crianças, que antes das medidas de isolamento se reuniam para receber aulas bahá'ís (esquerda), passaram a se reunir virtualmente para orar na companhia de suas famílias (direita). Belo Horizonte (MG).


Em Belo Horizonte, uma família que, ao longo de três anos, oferece atividades educacionais regulares para crianças e adolescentes sentiu o desejo de proporcionar um espaço para que as famílias pudessem orar juntas. Os pais aceitaram o convite e, na primeira reunião, oito famílias se conectaram por meio de videoconferência.


“É uma oportunidade de fortalecer a fé e de trocar boas experiências, neste momento difícil. Nos aproxima de Deus e mata um pouquinho da saudade. Eles relataram que se sentiram muito bem em participar e que devemos fazer isso sempre para inundar o mundo com coisas boas", conta Paula Bianquini, professora de aulas bahá'ís para crianças.


Para os bahá'ís, a oração é essencial para a vida das pessoas, porque lhes provê sustento e crescimento espiritual. Em muitas orações, é possível encontrar a súplica pela vitalidade espiritual para enfrentar os desafios atuais. "Ó Tu, Senhor compassivo! Tu que és generoso e grande! Somos servos Teus, abrigados sob a Tua providência. Lança sobre nós o olhar do Teu favor. Concede luz aos nossos olhos, perceção aos nossos ouvidos e aos nossos corações, compreensão e amor. Alegra as nossas almas e torna-as contentes pelas Tuas boas novas."


Uma forma de utilizar meios criativos para estabelecer laços de amizade vem da comunidade bahá’í de São Caetano do Sul. Em janeiro, estabeleceram uma reunião de orações nos últimos domingos de cada mês. Em decorrência da quarentena, decidiram transferir essa atividade para o ambiente virtual.



Reuniões de oração por meio virtual (direita) em São Caetano do Sul (SP) incluem participantes convidados por meio de carta a vizinhos (esquerda).


"A experiência está sendo positiva, uma vez que podemos nos reunir com maior frequência e convidar um número maior de pessoas do que caberiam fisicamente na minha casa. ", conta Larissa, que destaca a importância de ser uma atividade regular.


“Quando estipulamos um horário semanal, isso ajuda a criar uma disciplina espiritual individual e fortalece o senso de comunidade. Acredito que muitas amizades podem surgir, crescer e florescer de reuniões como essas”.


Reuniões por vídeo não são as únicas que ocorrem com frequência durante este momento tão particular. Em comunidades onde a falta de conexão com a internet impossibilita a realização de videochamadas, participantes têm encontrado nas ligações por telefone uma forma de se manterem conectados. Em Anchieta e Linhares, no Espírito Santo, diversas famílias envolvidas em atividades bahá`ís têm mantido os momentos devocionais utilizando o viva voz.


Crianças, jovens e adultos participam de reunião de oração por viva voz em Anchieta (ES).


“É muito bom poder continuar fazendo as orações. Já fazemos todos os dias aqui em casa eu e minha mãe e agora por telefone podemos fazer com outra família”, relata o pequeno Charles, bahá`’i de 11 anos, morador de Anchieta.

309 visualizações

info@bahai.org.br

(+55 61)3255-2200

  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube