• bahai_brasil

Casa Universal de justiça apresenta o conceito do design para o Santuário de ‘Abdu’l-Bahá


Tradução do artigo do Bahá'í World News Service. Para ler a história original, ver fotos e assistir o vídeo, acesse https://news.bahai.org/story/1353/ .



CENTRO MUNDIAL BAHÁ'Í, 20 de setembro de 2019, (BWNS) - A Casa Universal de Justiça liberou hoje o conceito do altamente esperado desenho para o Santuário de ‘Abdu’l-Bahá para todas as Assembleias Espirituais Nacionais.


Para os bahá'ís, ‘Abdu’l-Bahá ocupa uma posição sem paralelo nos anais religiosos da humanidade. Hoje, em uma carta, a Casa de Justiça afirma que a estrutura visionada no projeto busca "honrar a posição única de ‘Abdu’l-Bahá " e "para refletir, de uma só vez, Sua elevada posição e Sua humildade".


"Este deve ser diferente de qualquer outro edifício", explica Hossein Amanat, que foi selecionado como arquiteto para esta iniciativa histórica. "Ele busca manifestar o altruísmo, sabedoria, atenção para com todos, aceitação e bondade de ‘Abdu’l-Bahá em relação a todas as pessoas, incorporar Seu amor pelos jardins e pela natureza e refletir Sua abordagem progressiva e voltada para o futuro."


Além de uma seleção de imagens que ilustram o conceito do design, foi lançado um vídeo que permite ao espectador ver a estrutura central e seus arredores.


” ‘Abdu’l-Bahá havia expressado Seu desejo em relação a onde Ele deveria ser enterrado", explica o Sr. Amanat, um distinto arquiteto iraniano-canadense. “Ele havia dito a um dos primeiros crentes que, se algo acontecesse com Ele e Ele viesse a falecer, ‘Abdu’l-Bahá desejava ser enterrado sob as areias entre Haifa e Akka, o que Ele descreveu como o caminho trilhado pelos amados e os peregrinos."


Em uma oração escrita por ‘Abdu’l-Bahá, recitada pelos visitantes ao Seu local de descanso, Ele expressa essa súplica a Deus: “Faze-me como pó no caminho de Teus bem-amados.” Essa ideia na oração é um dos princípios organizadores do design.


"Considerando a essência dessas palavras e referindo-se aos atributos de 'Abdu’l-Bahá, hesita-se em projetar uma estrutura imponente para o Seu lugar de descanso. Seus desejos devem ser levados em consideração”, diz o Sr. Amanat, “mas não de maneira tão literal que Sua posição não seja reverenciada e reconhecida. Seu local de descanso deve ser novo e único, e não como qualquer outro edifício.”


Os visitantes percorrerão um caminho projetado para facilitar as etapas de uma jornada meditativa em direção ao Santuário, no ponto central do jardim.


“O interior do santuário é projetado para ser um local de luz difusa e de contemplação silenciosa. O local de descanso de ‘Abdu’l-Bahá encontra-se no centro deste espaço sereno, e um padrão de explosão de sol emanando desde Seu local de descanso abraçará todo o jardim, simbolizando o esplendor que ‘Abdu’l-Bahá trouxe para as pessoas do mundo”, disse o Sr. Amanat.


“ ‘Abdu’l-Bahá era um Homem moderno", continua ele. “Ele era o arauto do novo - Suas palavras eram novas, os Ensinamentos de Seu Pai que Ele promulgou eram novos, e Ele convocou a humanidade a um novo conjunto de relacionamentos. Este edifício busca refletir isso.”



228 visualizações

info@bahai.org.br

(+55 61)3255-2200

  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube