Série de vídeos sobre o serviço à humanidade traz um retrato das Conferências de Juventude pelo mundo

Noticias / Série de vídeos sobre o serviço à humanidade traz um retrato das Conferências de Juventude pelo mundo

Série de vídeos sobre o serviço à humanidade traz um retrato das Conferências de Juventude pelo mundo

Um ano atrás, a Casa Universal de Justiça pediu a convocação de conferências em todo o mundo para dar uma oportunidade aos jovens bahá'ís e seus amigos “de refletirem, se comprometerem e se fortalecerem para os desafios de uma vida de serviço.” O efeito das deliberações de mais de 80.000 jovens participantes dessas reuniões auspiciosas foi profundo e de longo alcance. O escopo e a profundidade impressionante dos diálogos aumentaram drasticamente o compromisso desses jovens para assumir a responsabilidade de contribuírem para a melhora do mundo e os conduziu para identificar maneiras específicas nas quais eles contribuirão com sua parte. Se os participantes das conferências continuarem a sentir o impacto de “discussões sinceras que elevam o coração e despertam a mente para possibilidades do que poderia ser”, e estenderem sua influência dinâmica aos outros, eles devem manter suas conversas “inclusivas e sempre expansivas” dentro dos contextos particulares de suas próprias comunidades, concomitantes com seus esforços para servir à sociedade.

Para auxiliar os jovens nesse processo, a Casa de Justiça autorizou a produção de uma série de curta-metragens intitulada “Servir à Humanidade”. Utilizando, em parte, cenas que mostram momentos de destaque das conferências, os filmes captam as percepções dos participantes e ilustram o desdobramento de seus esforços seguindo essas reuniões.

Em uma carta direcionada às Assembleias Espirituais Nacionais de todo o mundo, a Casa de Justiça sugeriu várias possibilidades de uso para esses materiais:

“Grupos de jovens trabalhando juntos poderiam escolher assistir ao vídeo em partes ou por inteiro, consultar sobre os temas centrais apresentados e discutir sobre como eles mesmos podem aplicar os conceitos em seus esforços para servir à sociedade. Eles podem convidar amigos que não estavam presentes nas conferências, mas que, como eles, possuem o desejo de contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades, para associarem a eles em tais ocasiões, que também poderia envolver o estudo de selecionados materiais das conferências. As instituições da Fé podem desejar organizar encontros semelhantes como forma de apoio aos jovens. Naturalmente, a exibição do vídeo não deve ser limitada a uma certa faixa etária, mas pode incluir membros de instituições em geral e aqueles adultos que continuam a desempenhar um papel significativo na promoção de um ambiente no qual as gerações mais jovens possam desabrochar. De fato, campanhas de instituto e reuniões de reflexão seriam momentos oportunos em que cada filme possa ser exibido e seu conteúdo discutido no contexto dos desenvolvimentos atuais dentro de um agrupamento.”

A Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá’ís do Brasil recebeu cópias em DVD dessa produção. Tão logo seja finalizado o processo de legendagem em Português, ela será distribuída aos Conselhos Regionais Bahá'ís, Assembleias Espirituais Locais e comunidades menores, que serão estimuladas a dar vazão a este material. No meio tempo, vale destacar que os filmes também estão disponíveis para download ou exibição online no site www.bahai.org/toserve em diversos idiomas, incluindo Espanhol, Persa e Inglês.

“Essa série de filmes complementa outras iniciativas para apoiar os jovens, principalmente entre aquelas que os auxiliam a avançarem em seu estudo da sequência de cursos do Instituto de Capacitação e construírem suas capacidades para oferecer atos de serviços para suas comunidades”, destaca a carta da Casa de Justiça, declarando por fim esperar “que os esforços iniciados antes das conferências para fortalecer o instituto de capacitação e os meios para acompanhar as gerações mais novas possam continuar progredindo com a vitalidade necessária.”

 

Para ter assistir ou baixar os vídeos, acesse www.bahai.org/toserve

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui