Reuniões devocionais: espaço de oração e meditação

Noticias / Reuniões devocionais: espaço de oração e meditação

Reuniões devocionais: espaço de oração e meditação

Um lugar onde todas as religiões são aceitas e seus ensinamentos usados para reflexão. As reuniões devocionais são atividades promovidas pela Comunidade Bahá'í, onde pessoas se juntam para fazer orações e leituras de textos sagrados de diversas religiões. Esses encontros podem ser temáticos, com foco em algum assunto específico, ou livres, em que as pessoas escolhem as orações que desejam recitar. A população brasileira tem a tendência de ser bastante aberta à espiritualidade. Como as reuniões devocionais são espaços que respeitam a diversidade de crenças, elas têm ganhado adeptos em diversas cidades por todo o país. O espaço une pessoas de diversas origens e crenças religiosas e ajuda a resgatar a espiritualidade - algo que a maioria dos brasileiros considera como uma questão muito importante na vida do ser humano.

“O ato de convidar pessoas para orar por uma causa comum, independente da religião que professem, ajuda a promover o encontro do ser humano com Deus. E com certeza ajuda também a melhorar as relações humanas” diz a jovem Anissa Acosta (20), que sempre frequentou reuniões devocionais. “Tanto na vida pessoal como na comunitária, as reuniões devocionais têm um impacto positivo. Principalmente porque a vida pessoal se reflete na comunitária, a partir do momento que nos juntamos para orar a vida comunitária fica mais harmoniosa”, complementa.

A periodicidade dessas reuniões geralmente é definida pelo grupo que resolve realizá-las e seu local pode ser em um espaço aberto (como parques e etc), ou na casa do anfitrião que organizará a reunião. Muitas possuem temas que são levados para a reflexão dos participantes, mas não há regra a respeito disso, e elas podem ter apenas o propósito de unir todos para um encontro de oração e meditação.

Há quatro meses, um grupo de pessoas do agrupamento Centelha da Fé, em Barretos (SP), decidiu iniciar uma nova reunião devocional na região. O encontro ocorre aos domingos, e a cada semana é selecionado um assunto diferente. “O objetivo é reunir os amigos e a comunidade para compartilhar momentos e orar e refletir para o progresso pessoal, da comunidade e da sociedade”, relata Tauane Nishizaki.

A oração além de trazer para as pessoas esse contato com Deus, também aproxima a todos, independente de qual religião seja.  “A oração tem um poder modificador muito grande e isso contagia a todos. O fato de uma ou mais pessoas se juntarem para fazer orações, reforça o reconhecimento do espiritual e cria laços de amizades. As pessoas passam a se preocupar mais com o próximo, e em uma reunião onde tem diversidade religiosa, essa interação em grupo ajuda a quebrar preconceitos e estabelecer um reconhecimento de que todos buscam a mesma finalidade: beneficiar o espírito comum da humanidade”, afirma Guilherme Torres, jovem de São Luiz (MA) que frequenta as reuniões devocionais.

A oração, a meditação e a leitura dos Escritos Sagrados fomentam o desenvolvimento espiritual. Quando uma comunidade se reúne com esse propósito, a saúde espiritual e os diferentes aspectos de da vida comunitária se fortalecem. Por último, as reuniões devocionais oferecem a todos um espaço único, onde são despertadas as susceptibilidades espirituais.

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui