Princípios em Ação: a atuação bahá’í junto à Sociedade e Governo

Noticias / Princípios em Ação: a atuação bahá’í junto à Sociedade e Governo

Princípios em Ação: a atuação bahá’í junto à Sociedade e Governo

Leia essa e outras notícias no Bahá'í Brasil - edição 39

A Casa Universal de Justiça vem reforçando ao longo dos anos que o envolvimento da comunidade bahá’í com a sociedade é algo que ocorrerá naturalmente, derivado de sua atuação e aprendizados gerados no campo da expansão e consolidação, e da ação social. Em diversas de suas mensagens recentes, a Casa destaca que essa aproximação gradual da realidade social à sua volta desafiará os bahá’ís “a estender o processo do aprendizado sistemático em que estão engajados a uma gama mais abrangente do empenho humano”.

O desenvolvimento de capacidades de indivíduos, comunidades e instituições é a máxima dos planos globais que orientam a atuação bahá’í em seu processo de aprendizagem. O objetivo é que esses protagonistas do esforço coletivo possam, cada um em sua esfera de atuação, “fortalecer os alicerces espirituais dos povoados e vizinhanças, tratar de algumas de suas necessidades sociais e econômicas e contribuir para os discursos predominantes da sociedade, ao mesmo tempo em que matêm a necessária coerência de métodos e abordagens”. 

Sob essa lógica orientadora, a Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo (SASG), agência ligada à Assembleia Espiritual Nacional, desenvolve ações cujo foco principal é a participação qualificada nos discursos da sociedade. Para tanto, beneficia-se dos aprendizados gerados nos campos do ensino e da ação social para atuar em atividades que visam promover a Paz Menor. Os principais temas abordados nos anos recentes incluem a questão racial, direitos humanos, juventude, desenvolvimento e sustentabilidade, além de questões relacionadas com o diálogo inter-religioso, a laicidade do Estado e seus desdobramentos. Essa atuação temática dá respaldo para a outra área prioritária das ações da SASG: a defesa dos bahá’ís no Irã, para a qual recebe orientações diretas do Centro Mundial Bahá’í. 

Com vistas a auxiliar a compreensão da comunidade bahá’í nacional acerca da importância do envolvimento na vida da sociedade, a SASG recebeu da Assembleia Nacional o mandato de realizar atividades de capacitação de indivíduos em selecionados agrupamentos. Essas capacitações ocorrem de várias maneiras, incluindo a realização de oficinas, consultas presenciais e via Internet, além da formação de pequenos grupos com interesses temáticos específicos que realizam a leitura da realidade à luz dos ensinamentos bahá’ís e do conhecimento científico disponível acerca dos discursos sobre os quais desejamos incidir.  

Participar dos discursos da sociedade significa, em grande medida, estreitar relacionamentos com organizações da sociedade civil e representações governamentais, cuja atuação tenha ligação com os princípios que pretendemos promover. Neste sentido, é importante reconhecer que os processos de diálogo e consulta realizados entre os representantes bahá’ís e seus pares na sociedade e governo exigem o estabelecimento de laços genuínos de confiança e admiração. É essa relação que permite que a contribuição bahá’í possa ser considerada quando da definição de posicionamentos acerca de determinadas políticas e programas, falas e negociações – levando sempre em conta o caráter apartidário que caracteriza todo empreendimento bahá’í. 

Para mais informações, entre em contato com a SASG pelo endereço eletrônico sasg@bahai.org.br ou visite www.bahai.org.br/sasg

Leia essa e outras notícias no Bahá'í Brasil - edição 39

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui