Planejamento até o Bicentenário

Noticias / Planejamento até o Bicentenário

Planejamento até o Bicentenário

Vitória, Espírito Santo

 

Oferecer cada esforço como um presente a Bahá’u’lláh é motivo de honra e alegria para os bahá’ís em todo o mundo. No Brasil, diversos amigos têm feito planos coletivos a fim de causar júbilo aos corações e construir comunidades vibrantes.

 

Em Vitória, no Espírito Santo, a comunidade decidiu estipular uma meta: que cada indivíduo tenha uma atividade central até a comemoração do Bicentenário do Nascimento de Bahá’u’lláh.

 

Para incentivar os amigos nesse caminho, foi desenvolvido um livreto individual no qual serão colocados nomes de pessoas com quem eles desejam ter conversas significativas, para compartilhar a mensagem de Bahá'u'lláh e convidá-las para os eventos sagrados e outras atividades bahá’ís. 

Também serão registrados todos os encontros e conversas significativas que ocorrerem até o Bicentenário do Nascimento de Bahá’u’lláh.

 

A Assembleia Local de Vitória decidiu confeccionar 500 cartões a serem entregues a contatos, com o dia e horário de duas atividades fixas na sede bahá’í da cidade: uma reunião de oração, que ocorre todos os domingos às 9h00 da manhã, e uma reunião de amigos, às 19h30 das quintas-feiras. 

 

A comunidade também percebeu que a página no Facebook, com as atividades locais e textos inspiradores, tornou-se um grande chamariz para atrair contatos a conhecerem a Fé. Com a ajuda dessa página, por exemplo, um grupo de seis estudantes de teologia resolveu participar de uma reunião de amigos na sede, no dia 13 de abril deste ano. Após esse fato, percebeu-se também potencial relacionado a faculdades locais.

 

Decidiu-se, então, entrar em contato com todas as faculdades de teologia e assuntos correlatos em Vitória para fazer uma apresentação formal e pergunta-los se desejariam receber uma série de palestras sobre a Fé Bahá'í e as vidas de Bahá'u'lláh e do Báb. 

 

Como retorno aos contatos, uma das faculdades sugeriu que os bahá’ís ofereçam um curso de extensão sobre a Fé na instituição de ensino.

 

Outro potencial que os bahá’ís de Vitória estão buscando explorar é o de grupo de pré-jovens. A comunidade já viu essa atividade ter maior intensidade, há cerca de quatro anos, mas os números diminuíram.

 

Após consultas, uma série de conversas com coordenadores de um projeto chamado Caminho Juntos (Cajun) foi feita. Depois de saberem o objetivo do Programa de Empoderamento Espiritual de Pré-Jovens de desenvolver qualidades espirituais por meio de uma série de livros, atos de serviço e da arte, conseguiu-se o apoio para implementá-lo nos próximos meses nas unidades do Cajun.

 

Para ter em mente todas as ações planejadas, a Comunidade de Vitória construiu um calendário com todas as ações previstas até a comemoração do Bicentenário do Nascimento de Bahá’u’lláh. 

 

Estão programados, por exemplo, o 1º Festival de Artes de Vitória, em julho, e o 1º Encontro de Famílias de Vitória, em agosto. Em todos eventos, serão utilizadas diferentes expressões artísticas. Na comunidade, há talentos na música, no artesanato e no teatro.

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui