Palestra sobre arquitetura dos templos bahá'ís promove encontro inter-religioso

Noticias / Palestra sobre arquitetura dos templos bahá'ís promove encontro inter-religioso

Palestra sobre arquitetura dos templos bahá'ís promove encontro inter-religioso

 O evento aconteceu no último dia 26 em Curitiba

A Exposição e Palestra sobre os Templos Bahá'í “Arquitetura para promoção da unidade”, ministrada pelo arquiteto bahá'í Amir Shafa proporcionou ao público curitibano a oportunidade de conhecer melhor a Fé Bahá'í, a partir de uma visão mais ampla sobre os Templos Sagrados. O encontro aconteceu no dia 26 de abril, no salão de festas do edifício do sr. Ademar e da sra. Dina Milleo.

O evento contou com a participação de 18 inscritos e foi muito produtivo. “Quem veio, participou de um momento único, dificilmente haverá um outro encontro com esse tema”, conta o palestrante.

Foi o caso da Lea Boczar, membro da Assembleia Local da cidade. “O Amir fez um trabalho muto bonito e digno. Foi uma apresentação bem didática sobre as grandes religiões, mostrando como a concepção religiosa orientou a arquitetura dos templos”, afirma Lea.

Apesar do tema princiapl ser a arquitetura dos Templos Bahá'ís, o debate foi além disso. “O tema da palestra é de interesse universal. Estamos falando sobre ações e projetos que podem mudar o mundo. A arquitetura por excelência tem a função de alterar o que existe , causando novas sensações e percepções do mundo à sua volta,” diz Amir.

No primeiro momento do encontro, a arquitetura dos templos das maiores religiões foi apresentada, demonstrando que crenças também estão ligadas à construção de um templo. Richard Smarzaro, pastor batista que foi à palestra, aprovou a iniciativa. “Gostamos muito da palestra, pois além do conhecimento sobre a arquitetura do templos, passamos a saber que os bahá'ís respeitam e consideram todas as demais religiões. Percebemos alguns pontos em comum com as igrejas evangélicas, em especial com a batista, que congregamos, pois faz referência às escrituras sagradas. Apesar de não haver um padrão arquitetônico como os templos bahá'ís, as igrejas batistas também são templos para adoração”, afirma Richard.

Na segunda parte da palestra, foram apresentados os conceitos dos templos bahá'ís e os princípios que regem sua arquitetura, como o fato de todos serem de forma circular, os nove lados, simbolizando os diferentes caminhos que levam a Deus, e possuírem um formato que esteja de acordo com a cultura do local em que estão sendo erguidos. Ao final a plateia pôde participar e vistar uma pequena exposição com fotos dos Templos Bahá'ís espalhados pelo mundo.

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui