Novo portal bahá’í na Internet é lançado durante os Dias Intercalares

Noticias / Novo portal bahá’í na Internet é lançado durante os Dias Intercalares

Novo portal bahá’í na Internet é lançado durante os Dias Intercalares

Festival do Ayyám-i-Há começa com presente para a comunidade

Em todas as partes do país, famílias bahá’ís estão celebrando esta semana a chegada do Festival do Ayyám-i-Há, caracterizado por demonstrações de hospitalidade, amizade e caridade. A festividade acontece durante os “Dias Intercalares”, período de quatro ou cinco dias imediatamente após o 18º mês do calendário bahá’í e que antecedem o mês do jejum. As datas exatas vão do pôr-do-sol do dia 25 de fevereiro ao do dia 1º de março, e permitem que o calendário bahá’í seja sincronizado com o ano solar de 365 dias (366 nos anos bissextos).

Todas as Assembleias Espirituais Locais já se preparam para começar as festividades como é o caso do Agrupamento Goyazes, em Goiânia. Por lá as festividades começam hoje, dia 28, com um Festival de Sorvetes. Em seguida, ocorrerá uma brincadeira, uma troca de presentes simbólica, com presentes de três a cinco reais que é chamada de amigo da onça. No sábado ocorrerá uma Confraternização na Praça, com refrigerante e pipoca na Vila Redenção, em Goiânia. No dia primeiro de março encerra-se o Ayyam-i-há com a Festa de 19 dias a partir das 19h.

Novo Portal Bahá'í

 

“Há” é a letra do alfabeto árabe que corresponde à letra H. O termo é utilizado nas escrituras sagradas bahá’ís como símbolo da essência de Deus. Ayyám-i-Há, portanto, significa os "Dias de Há"  período que comemora a transcendência de Deus sobre Seus atributos.

Durante o Festival é comum a troca de presentes, e por isso algumas pessoas o comparam ao Natal cristão. A diferença é que, em vez de estar associado ao nascimento de um novo Manifestante de Deus, o período remete à expressão dos Seus atributos, como o amor ao próximo, a camaradagem e a amizade.

Pensando nisso, Assembleia Espiritual Nacional decidiu presentear a comunidade nacional com o lançamento da versão beta do novo portal bahá’í. O novo portal está disponível no mesmo endereço de seu antecedente, que foi lançado em 2001 – www.bahai.org.br. Ele vem com um novo layout, melhor navegação e uma ampla variedade de conteúdos que vão desde informações básicas sobre a religião bahá’í, seus ensinamentos e leis até páginas dedicadas a cada uma das atividades centrais, incluindo acesso rápido a informações de contato para pessoas interessadas em participar das ações de desenvolvimento pessoal e comunitário.

“O foco está no oferecimento de informações úteis e acessíveis tanto para os membros da comunidade quanto para toda a população brasileira”, informa Mary Caetana Aune-Cruz, membro da equipe que trabalhou na formulação do novo portal. “A estrutura permitirá uma atualização mais constante dos conteúdos, favorecendo uma dinâmica mais próxima à que estamos vivenciando nas bases da comunidade. Além disso”, conta ela, “o portal traz uma linguagem, cores, imagens que são a cara dos bahá’ís brasileiros.”

Rafael Campos, também membro da Coordenação Bahá’í de Internet do Brasil (CBIB), é especialista em análise de dados referentes ao uso de páginas na internet. Para ele, uma das questões mais importantes da implantação do novo portal é garantir que os excelentes resultados de indexação de buscas em sites como o Google sejam mantidos nesta nova versão.
Orações Online de cara nova

“O Orações Online é hoje um dos primeiros resultados – se não o primeiro – visualizados na busca por orações na internet em português e é uma das principais portas de entrada para o portal bahá’í”, revela Rafael. “Por isso, fizemos um estudo minucioso para fazer com que os links para as orações e textos mais procurados se mantenham com os mesmos resultados.”

O Orações Online permite não apenas o acesso a um acervo diferenciado de orações como também disponibiliza aos internautas formulários de pedidos de oração e solicitação de informações sobre reuniões de oração e meditação em suas cidades. Em sua versão 2014, traz possibilidades ainda maiores de aproximação dos internautas, oferecendo informações sobre os principais ensinamentos da Fé Bahá’í e a oportunidade de participar das atividades centrais, como grupos de pré-jovens, aulas para crianças e círculos de estudo.


Versão beta

Como qualquer novo site na Internet, o novo portal bahá’í precisa passar por uma fase de revisão para que possa chegar a uma versão livre de falhas. “A equipe da CBIB ainda vai trabalhar muito ao longo dos próximos meses para finalizar alguns detalhes”, diz Mary. “Mas como somos uma comunidade em constante movimento e aprendizagem, é importante dizer que vamos buscar sempre aprimorar os conteúdos, reavaliar os resultados... Para isso, a opinião das pessoas que navegam pelo portal é essencial”, reforça.

“Será muito bom saber o que as pessoas acharam das novas funcionalidades e poder refinar e incrementar o portal”, concorda Rafael. “Para além de saber se vão gostar do presente”, brinca ele, “queremos saber se vão realmente aproveitá-lo e o que podemos fazer para torná-lo ainda melhor!”

Quem quiser participar da revisão do portal pode enviar seus comentários e sugestões para cbib@bahai.org.br.

 



RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui