Novo Plano de Cinco Anos fará florescer as sementes do desenvolvimento espiritual e material

Noticias / Novo Plano de Cinco Anos fará florescer as sementes do desenvolvimento espiritual e material

Novo Plano de Cinco Anos fará florescer as sementes do desenvolvimento espiritual e material

Cerca de 120 pessoas se reuniram entre os dias 29 e 31 de janeiro para consultar sobre os desafios e oportunidades do novo Plano de Cinco Anos (2016 - 2021). O documento provê as guias da Casa Universal de Justiça para o avanço da Fé Bahá'í no Brasil, focando nos três protagonistas do Plano: o indivíduo, as instituições e a comunidade.

O lançamento ocorreu durante a Reunião Institucional Nacional, realizada em Guarulhos (SP). Entre os participantes estavam representantes dos Conselhos Regionais, Corpos Consultivos de Instituto, membros do Corpo Auxiliar e de órgãos nacionais, como a Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo – SASG e do Instituto para Estudos em Prosperidade Global – ISGP. Participaram ainda os Conselheiros Continentais Beatriz Carmona, Ingrid Conter, José Luis Almeida e Pejman Samoori, além do representante do Centro Internacional de Ensino, Juan Mora.

Diferentes sessões de consulta foram enriquecidas por análises, reflexões e comentários sobre as experiências práticas e avanços já alcançados e por um planejamento inicial para que cada uma das seis regiões do Brasil, possa alcançar as metas estabelecidas para a comunidade bahá’í mundial. O desenvolvimento de capacidades individuais e institucionais e a importância de aplicar as aprendizagens geradas ao longo do período anterior foram destacadas como elementos cruciais para que 5.000 agrupamentos possam estabelecer com firmeza seus programas intensivos de crescimento, aumentando a quantidade e a qualidade das atividades bahá'ís em sua região e estabelecendo uma rica vida comunitária.

“Essa meta 'é verdadeiramente formidável' e exigirá 'um trabalho hercúleo', mas os resultados certamente serão a frutificação '[d]as sementes que tão amorosa e dedicadamente foram semeadas e irrigadas nos cincos Planos' anteriores”, destacou um dos participantes, citando a mensagem da Casa Universal de Justiça. “Para isso, será necessário que desde agora suas implicações sejam avaliadas pelas instituições e pelos amigos nas raízes da comunidade, para que sejam lançadas bases sólidas para a consecução do próximo Plano”, concluiu.

 

Despertando o poder dos prejovens para o sucesso do Plano

A Reunião Institucional foi seguida de um encontro de dois dias em que onze coordenadores regionais de prejovens tiveram a oportunidade de consultar com a representante do Escritório de Desenvolvimento Social e Econômico do Centro Mundial – OSED, Maame Brodwemaba Nketsiah, e a pessoa-recurso dos Centros de Aprendizagem para o Programa de Empoderamento de Prejovens para a América Latina, Lua del Campo. O objetivo foi estudar e consultar sobre a ampliação do programa, visando envolver entre 50 e 100 prejovens em cada um dos 180 agrupamentos do Brasil até abril de 2021. Também participaram do encontro os Conselheiros Continentais residentes no Brasil, Pejman Samoori e Ingrid Conter, e três membros da Assembleia Espiritual Nacional. 

 

Para ver fotos, clique aqui.

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui