Indígenas da tribo Xucuru participam de atividades de construção de comunidade em Alagoas

Noticias / Indígenas da tribo Xucuru participam de atividades de construção de comunidade em Alagoas

Indígenas da tribo Xucuru participam de atividades de construção de comunidade em Alagoas

Após participar de uma conferência de juventude voltada para a população indígena, realizada pela comunidade bahá’í de Alagoas na aldeia vizinha Fulniô, André Xucuru percebeu a importância de atuar junto a seus parentes indígenas para a transformação de sua realidade social. André e sua esposa Alexsandra decidiram se capacitar para poderem atuar na sua aldeia.  
O trabalho nas áreas indígenas de Alagoas vem expandindo nos últimos meses. Visitas quinzenais são organizadas para conhecer as demandas e expectativas dos moradores das aldeias, e o acompanhamento das ações é feito com dedicação por Flávio Cardoso, que atua como elo com a população local.
Os resultados são visíveis e os participantes das atividades têm aumentado gradualmente a sua capacidade de ação e reflexão sobre os temas importantes para a aldeia, num verdadeiro processo de construção de comunidade. Além disso, uma reunião devocional tem sido realizada semanalmente, atraindo cerca de 15 participantes, e 12 pessoas estão cursando o Livro 1 do Instituto Ruhi de Capacitação. Os jovens indígenas estão gradualmente assumindo o protagonismo das ações. “Com os livros, a gente descobre do que é capaz, eles dão lições de moral para a nossa vida. Me sinto magnificamente bem, meu nível de energia positiva e social aumentou bastante”, completa Alexandre.
De acordo com Walkíria Cardoso, membro do Corpo Auxiliar de Conselheiros da região nordeste, o trabalho na aldeia de André e Alexandra Xucuru envolve também uma série de visitas realizadas à comunidade. Ela ressalta que um dos desafios encontrados é o alto nível de analfabetismo entre a população adulta. “Estamos pensando coletivamente em como superar essa questão para que eles possam ser incluídos no processo. O apoio das lideranças nas tribos indígenas é sempre muito importante, e ficamos satisfeitos de ter ao nosso lado os lideres da tribo e outros membros da comunidade”, conta Walkíria.

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui