Grupo de Pré-jovens promove campanhas de conscientização no Mato Grosso do Sul

Noticias / Grupo de Pré-jovens promove campanhas de conscientização no Mato Grosso do Sul

Grupo de Pré-jovens promove campanhas de conscientização no Mato Grosso do Sul

Campanha de combate a dengue

Com o início do período de estiagem, nos primeiros meses do ano sempre ocorrem surtos de dengue por todo o país. A falta de consciência e de esclarecimento de algumas pessoas sobre os riscos e as melhores formas de prevenção agravam o problema. Tendo em vista a clara preocupação com o coletivo demonstrada pelos pré-jovens de Campo Grande (MS) através de consulta o grupo resolveu realizar ações de conscientização no combate à dengue.

Antes de iniciar as atividades, o grupo confeccionou camisetas e panfletos temáticos. O dia do evento teve início com uma apresentação de slides sobre o tema, para preparar melhor os participantes. “ Andamos pela comunidade conversando com os moradores nas ruas, batendo nas casas, entregando panfletos e trabalhando a consciência da população local que comprou a ideia e se encheu de esperança ao ver jovens conhecidos unidos pelo mesmo proposito”, afirma Antônio Aniz, coordenador do Grupo de Pré-jovens do Agrupamento Canto do Rouxinol.

Os resultados da ação foram positivos e, certamente, o grupo contribuiu para a melhoria do bairro, além de servir de exemplo para outras comunidades.

 

Reciclando ideias

O grupo de pré-jovens é um espaço onde ondes os participantes podem trabalhar assuntos que lhes desafiam, além de compartilhar boas experiências vividas em casa e na escola. “Os participantes desse grupo, que é o primeiro da vizinhança, mostraram interesse em continuar com os atos de serviço”, conta Antônio Aniz.

Recentemente, o grupo elaborou uma oficina de brinquedos reciclados. Após a decisão unânime de que esse seria o próximo ato, uma parte do grupo pesquisou e colheu sugestões sobre o modo de preparo desse tipo de produto. O grupo estudou o material pesquisado, que foi dividido de acordo com os dons e preferências de cada um. Depois disso, com apoio de pais e amigos, todos os pré-jovens foram à campo recolher os materiais necessários para iniciar a produção: papelão, garrafas, entre outros, que logo seriam transformados em porta lápis, casco de tartaruga, aviões de vários tipos e muito mais.

Antônio Aniz, que foi um dos coordenadores da ação, comemora os resultados: “após três dias de oficina com muita criatividade, trabalho e bagunça concluímos os brinquedos. Os materiais, que agora foram transformados em brinquedos, foram doados a uma creche da vizinhança, escolhida por que alguns membros do grupo já haviam estudado lá”.

De acordo com os participantes, o dia da entrega foi tão produtivo quanto a produção. Os brinquedos foram levados à creche e todos aprovaram a iniciativa, que, certamente, alcançou seu objetivo. Na avaliação, o grupo afirmou ainda "ter ficado satisfeito em ver alegria e o olhar encantado das crianças".

Esse grupo já tem sua identidade bem formada. Todos já passaram por vários aprendizados juntos e continuarão contribuindo para uma sociedade melhor e mais justa.

 

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui