Eventos na Índia e no Brasil promovem a liberdade de crença

Noticias / Eventos na Índia e no Brasil promovem a liberdade de crença

Eventos na Índia e no Brasil promovem a liberdade de crença

Nova Deli, Brasília, Campinas e Rio de Janeiro realizam atividades de diálogo inter-religioso

 

NOVA DELI, Índia, 3 de abril de 2014, (BWNS) — A liberdade de crença deve ser um elemento fundamental em sociedades sustentáveis e justas.

Essa foi a mensagem promovida em um seminário realizado recentemente em Nova Deli, bem como em eventos nas principais cidades do Brasil.

Na conferência realizada na Sede Nacional Bahá’í da Índia, o Professor Shiv Visvanathan da O.P. Jindal Global University convidou os presentes a reconceitualizarem os pressupostos fundamentais subjacentes do discurso sobre liberdade de crença.

“A diversidade está encravada nos direitos humanos”, disse o Professor Visvanathan, desafiando os participantes a pensar além dos mecanismos legais e a adotar uma estrutura ética diferente para facilitar a coexistência pacífica de diversas perspectivas.

O seminário, realizado em 5 de março, foi organizado em conjunto pelo Global Foundation for Civilizational Harmony e a comunidade bahá’í da Índia.

Onze painelistas – Incluindo Akhtarul Wasey, professor titular de estudos islâmicos na Universidade Islâmica Nacional da Índia, e o Rabino Ezekiel Malekar, líder da comunidade judaica em Nova Deli – participaram das discussões que conclamaram que o discurso sobre a diversidade se deslocasse além da tolerância para o genuíno respeito, o reconhecimento da interdependência humana, e a promoção da liberdade de expressão.


Celebrando a diversidade no Brasil

Marta e Bia cantam a diversidade religiosa em evento no Rio

 

No Brasil, o Dia Nacional Contra Intolerância Religiosa – uma iniciativa do governo brasileiro – reuniu pessoas de diversas fés numa variedade de eventos para promover maior respeito e entendimento.

Em Brasília, um evento inter-religioso foi realizado no Tempo de Boa Vontade da cidade no dia 21 de janeiro.

A prefeitura de Campinas, no estado de São Paulo, também realizou uma cerimônia, que reuniu cerca de 200 representantes de denominações religiosas, bem como artistas e políticos. O objetivo foi promover uma cultura de paz, justiça e respeito pelas diferentes crenças religiosas e filosóficas.“Houve um período de silêncio no qual as lideranças e representantes de várias denominações religiosas compartilharam suas orações, canções e mensagens”, disse Luiz Mourão, um representante da comunidade bahá’í da cidade.

“Foi um evento de grande importância para disseminar a mensagem da necessidade de entendimento entre as religiões e estabelecer relações com representantes de organizações religiosas e governamentais”, disse Alexandre Beust, um representante da comunidade bahá’í local.

No Rio de Janeiro, a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa também realizou um evento em que os representantes das religiões participantes tiveram a oportunidade de se conhecer e realizar apresentações. A comunidade bahá’í foi representada pelo dueto musical Marta e Bia, que anteriormente haviam se apresentado na Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, tradicionalmente realizada em setembro na praia de Copacabana.

 

Para ler a matéria original (em inglês), acesse http://news.bahai.org/story/986.

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui