Encontros promovem unidade e igualdade nas comunidades brasileiras

Noticias / Encontros promovem unidade e igualdade nas comunidades brasileiras

Encontros promovem unidade e igualdade nas comunidades brasileiras

No Espírito Santo, os encontros têm estreitado os laços de amizade e contribuído para uma melhor compreensão dos ensinamentos bahá'ís


Durante suas viagens e exílios, Bahá’ulláh (Profeta-Fundador da Fé Bahá’í) e Seu filho, 'Abdul-Bahá, realizaram inúmeras conversas informais sobre igualdade e unidade, além de outros temas importantes, como consciência ambiental e equidade entre mulheres e homens.

Seguindo os ensinamentos deixados por Bahá’ulláh, bahá’ís de todo o Brasil têm promovido encontros que, além de oferecer às pessoas de diversas religiões a oportunidade de conhecer a Fé, aproximam os integrantes das comunidades em conversas sobre espiritualidade em ambientes bastante agradáveis e repletos de calor humano. Esses encontros têm ganhado cada vez mais espaço e adeptos, tendo em vista os resultados extremamente positivos que vêm alcançando. No Espírito Santo, os ensinamentos bahá’ís são compartilhados, seja por meio de pequenas palestras ou do estudo de trechos dos Escritos Sagrados. Conheça melhor algumas experiências recentes.


Encontro de Amigos do Instituto

Os encontros com colaboradores do Instituto Ruhí de Capacitação agora serão mensais. Durante o evento realizado no dia 30 de março, em meio a conversas sobre os Escritos Sagrados e experiências pessoais, o grupo percebeu a necessidade de se encontrar com mais frequência. Além dos tutores e professores, foram convidados todos os envolvidos com o processo.

Marieta Saraiva (22), esteve presente no Encontro e salienta a importância do evento para o crescimento da Fé na região. “Sou da comunidade do Espirito Santo há sete anos e nunca senti tamanha alegria e entusiasmo como naquele momento”. Os participantes aprovaram a iniciativa e aguardam o próximo Encontro, que será em breve.


Reunião de reflexão do agrupamento de Vila Velha

No último dia 7 de fevereiro, a Sede Bahá'í de Vila Velha promoveu a “1ª Reunião de Reflexão do agrupamento de Vila Velha”. Esse tipo de encontro acontece nos agrupamentos que já estão desenvolvidos, ou seja, que já possuem uma administração bahá’í local ou que possuem atividades de desenvolvimento comunitário em andamento. Elas acontecem cada três meses e têm como objetivo discutir os avanços dos processos de desenvolvimento da comunidade e planejar as ações para o próximo trimestre.

Um dos principais diferenciais da reunião do agrupamento de Vila Velha foi a dinamicidade. Durante a apresentação não foram focados somente os números, mas houve a preocupação em transmitir o espírito de agrupamento por meio de relatos, fotos e textos sagrados. Além disso, as duas equipes de ensino (que são grupos de pessoas que se apoiam mutuamente em atividades específicas para a propagação da Fé) apresentaram os planejamentos para a fase de expansão.

A reunião contou com a participação de muitos amigos envolvidos nas atividades de desenvolvimento comunitário. “Percebe-se claramente o envolvimento dos amigos no crescimento da Fé em nossa região e o desejo de servir é expressado em cada gesto, cada sorriso e cada olhar. À medida que os amigos vão se envolvendo em atividades de serviço, mudanças vão surgindo na comunidade e uma atmosfera espiritual toma conta do ambiente”, afirma Gláucia Gomide, coordenadora do Instituto em Vila Velha.


Encontro de vizinhos

No dia 8 de fevereiro, Dona Isaura Spinassé promoveu um almoço com os vizinhos da sede Bahá'i de Vila Velha em comemoração ao seu aniversário. O encontro, que iniciou a fase de expansão do agrupamento (que é justamente a prática das atividades discutidas nas Reuniões de Reflexão), teve início às 13h e contou com a participação de 63 convidados. O evento teve como objetivo estreitar laços de amizade, divulgar alguns princípios bahá'ís e convidar vizinhos e amigos de diversas religiões para participar das atividades de desenvolvimento comunitário. Durante a palestra que iniciou o evento, Marcos Spinassé afirmou que “é importante estarmos vivendo em perfeita harmonia”.


Visita a Telmelita em Itaquari

Com o objetivo de avançar a Fé em Itaquari, a Comunidade Bahá'í de Cariacica promoveu um Encontro de Amigos na casa de Telmelita Campos. O evento aconteceu no dia 10 de fevereiro e serviu para aproximar os laços de amizade e ressaltar a importância de fortalecer as comunidades para um melhor desenvolvimento do agrupamento. “Fomos muito bem recebidos na residência de Telmelita. Podíamos sentir sua alegria em estar nos recebendo”, afirma Gláucia Gomide. Essas visitas estimulam a comunidade a participar mais dos eventos, tornam mais forte o senso de pertencimento à comunidade e aproximam mais as pessoas, além de servirem de canal para ressaltar a importância das ações de desenvolvimento comunitário. As visitas aos lares em Itaquari são realizadas por uma equipe de ensino, e ocorrem toda quinta-feira.

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui