Do Oiapoque ao Chuí: construção de comunidades vibrantes

Noticias / Do Oiapoque ao Chuí: construção de comunidades vibrantes

Do Oiapoque ao Chuí: construção de comunidades vibrantes

Do Oiapoque ao Chuí corações são tocados e vibram com a chegada da Revelação de Bahá´ú´lláh. Ações orquestradas em resposta ao chamado do novo Plano de Cinco Anos são pensadas, articuladas e colocadas em prática pelas instituições e pelos indivíduos. Pouco a pouco, o princípio da Unicidade do Gênero Humano é refletido em nossas comunidades.

 

“[...] a Assembleia Local está elevando sua capacidade para desempenhar as suas muitas responsabilidades em prol de uma comunidade em expansão.”

Em Campo Grande (MS), nos dias 2 e 3 de julho, membros de quatro Assembleias Espirituais Locais (AEL’s) da sub-região do Pantanal participaram de um seminário sobre a elevada posição das AEL's na Ordem Administrativa de Bahá’ú’lláh e o seu papel no atual Plano de Cinco Anos. Nesta ocasião, o estudo da mensagem à Conferência dos Corpos Continentais de Conselheiros, de 29 de dezembro de 2015 permitiu uma melhor compreensão da série de marcos que caracterizam os estágios de um processo orgânico de desenvolvimento. A exploração desse e de outros temas pertinentes foi seguida de um momento de reflexão e planejamento. “Volto feliz com a oportunidade de ter participado de um seminário dessa natureza logo no início do Plano de Cinco Anos. Sinto que agora compreendo melhor o papel das Assembleias Espirituais Locais” disse uma das participantes.

"[...] no devido tempo, o poder de construção de sociedade inerente à Fé se torna mais visível.”

Em resposta à orientação da Casa Universal de Justiça de que a principal condição para que o processo de crescimento avance “é que o processo do instituto esteja se fortalecendo” o agrupamento Falcão Real tem promovido um Espaço de Capacitação semanal. Todas as tardes de domingo, crianças, jovens e adultos reúnem-se na Casa Bahá’í de Atividades Comunitárias em São Sebastião para avançarem na sequência do Instituto. Enquanto pais e mães participam dos Círculos de Estudo, seus filhos frequentam as Aulas Bahá’ís de Crianças. O sucesso do espaço vem se dando em função da sua regularidade e do ambiente criado, pois permite que as pessoas avancem em diversos ritmos e os tutores desenvolvam capacidades através da experiência com diferentes grupos. O agrupamento tem refletido sobre novos elementos que poderão ser incorporados a esse espaço no futuro, como o aprofundamento.

“[...] o Comitê continuamente procura estender o alcance dos esforços da comunidade para mais e mais almas conhecerem a mensagem de Bahá´u´lláh"

Aconteceu no último final de semana o segundo encontro de secretários adjuntos e de Comitês de Ensino de Área aqui na região Nordeste. O encontro contou com a presença de representantes do Departamento Nacional de Estatística e do Corpo Continental de Conselheiros e a consulta foi dedicada para trabalhar especificamente sobre a importância do acompanhamento ombro-a-ombro das atividades e sobre como a coleta de dados estatísticos é parte natural desse trabalho. Na ocasião os amigos tiveram a oportunidade de conhecer pela primeira vez a ferramenta do SRP 3.0 e de fazer um planejamento para acompanhar as atividades, coletar estatísticas no campo e implementar o programa em seus respectivos agrupamentos.

“[...] para cumprir seus deveres eficazmente, as instituições regionais e nacionais precisarão permanecer totalmente familiarizadas com o progresso nas bases e o que está sendo aprendido nos agrupamentos cujo progresso elas supervisionam.”

Nos dias 02 e 03 de julho o Conselho do Sudeste realizou sua reunião plenária na cidade de Niterói/RJ, tendo a oportunidade de convívio e confraternização junto aos bahá´ís desta cidade e também da cidade do Rio de Janeiro. Após a plenária, em um clima de muita alegria e espiritualidade alguns membros do Conselho puderam acompanhar as atividades nas raízes da comunidade, em Petrópolis/RJ participaram de uma reunião devocional e na vizinhança do agrupamento do Rio de Janeiro acompanharam a realização de um grupo de pré-jovens, realizaram visitas aos pais dos pré-jovens e uma reunião devocional.

“(...) o princípio da Unidade do Gênero Humano – o eixo em torno do qual giram todos os ensinamentos de Bahá'u'lláh – não é mera exibição de sentimentalismo pouco inteligente, nem a expressão de uma vaga e piedosa esperança. (...) Suas implicações são mais profundas (...). Sua mensagem é aplicável não só ao indivíduo, mas trata primariamente da natureza daquelas relações essenciais que hão de ligar todos os estados e nações como membros de uma única família humana. (...) Uma concepção tão maravilhosa encontra as suas manifestações mais remotas nos esforços conscientemente exercidos e nos começos modestos já alcançados pelos aderentes declarados da Fé de Bahá'u'lláh que, cônscios da sublimidade do seu chamado e iniciados nos princípios enobrecedores de Sua Administração, estão avançando rapidamente para estabelecer Seu Reino nesta terra.” – Shoghi Effendi –

Imagens adicionais: 

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui