Comunidade Bahá'í participa de Seminário promovido pelo Coletivo Inter-Religioso

Noticias / Comunidade Bahá'í participa de Seminário promovido pelo Coletivo Inter-Religioso

Comunidade Bahá'í participa de Seminário promovido pelo Coletivo Inter-Religioso

O 3º Seminário Relação Estado e Sociedade aconteceu nos dias 1 e 2 de setembro no Instituto São Boa Ventura, em Brasília. Cerca de 50 representantes de organizações religiosas participaram do evento, que teve como tema as “Organizações Religiosas e o Estado Laico: contribuições e desafios”.

Sylvio Fausto Gil Filho, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participou do painel “Visão Internacional do Estado Laico e sua percepção no Brasil”, e trouxe um panorama da relação entre Estado e religiões em outros países. “Se um Estado não serve para todos já perdeu a laicidade. Não se trata apenas da relação do Estado com as religiões, mas com correntes ideológicas. O Estado é um ente sem conteúdo. Quem tem conteúdo é quem dele se apropria, deixando-o suscetível a ideologias que podem ser negativas ou não”, explicou.

A finalidade do Coletivo Inter-religioso permeia a atuação de forma organizada e com identidade própria, na relação cooperativa entre religiões e Estado, promovendo o diálogo permanente entre as organizações religiosas e o Governo, bem como com outros grupos já constituídos e que atuam na melhoria do ambiente regulatório por um Estado de Direitos.

Além de Sylvio Fausto, também participaram do evento representando a Comunidade Bahá'í, Hoeck Miranda, Luiz Mourão e Virginia Costa. Na programação dessa edição aconteceram painéis de debate, discussões plenárias, trabalhos de grupo e a análise da recém sancionada Lei 13.019/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que tem como objetivo tornar mais claras e transparentes as parcerias celebradas entre as organizações e o governo federal. A Comunidade Bahá'í esteve presente em todas as etapas da programação.

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui