Comunidade Bahá'í participa de mesa-redonda sobre diversidade religiosa

Noticias / Comunidade Bahá'í participa de mesa-redonda sobre diversidade religiosa

Comunidade Bahá'í participa de mesa-redonda sobre diversidade religiosa

No último dia 31 o Grupo Videlicet Religiões, em parceria com a Unavida, promoveu a “Mesa-Redonda Diversidade Religiosa”. O evento aconteceu no Auditório do IESP em João Pessoa e a mesa contou com a presença de 22 convidados, entre representantes dos Direitos Humanos e de várias denominações religiosas, além de estudiosos e acadêmicos. Estiveram presentes representantes do Islã, Espiritismo, Ateísmo, tradições indígenas Pontiguar e Tabajara, Ciganos, Católico, Batista, Rosacruz, entre outros. A Fé Bahá'í foi representada por Odete Lacerda (Campina Grande) e Marcos Alan (João Pessoa). Também participou do bate-papo a Dra. Marga Stroher, coordenadora de diversidade religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa.

A Mesa tratava-se de um dos eventos promovidos pela instituição para a semana acadêmica com o tema "História e Diversidade Religiosa", organizada pela Universidade do Vale do Acaraú, com apoio da SDH/PR e da Universidade Federal da Paraíba.

Durante o debate, a Fé Bahá'í foi citada por membros de outras religiões, que lembraram das lideranças bahá’ís presas no Irã. Num momento em que a diversidade e a intolerância religiosa vem sendo discutida em diversos âmbitos, torna-se imprescindível que a Comunidade Bahá'í levante sua voz e participe ativamente dessa mudança.

Odete Lacerda falou com propriedade sobre como o ideal pensado sobre a diversidade religiosa sempre esteve em consonância com o modo de vida bahá'í, já que o valor principal trazido por Bahá'u'lláh é a unidade. “Nas nossas falas, comentei sobre a perseguição aos irmãos no Irã, mas trazendo uma visão positiva sobre um novo pensar após o presente do Ayatolláh Tehrani”, afirma Marcos Alan.

O evento contou com aproximadamente 200 participantes e destacou como o meio acadêmico e religioso da Paraíba tem considerado de forma positiva os valores e as ações defendidos pela Comunidade Bahá'í no Brasil e no mundo.

 

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui