Comunidade Bahá’í doa obra de Siron Franco para a cooperativa

Noticias / Comunidade Bahá’í doa obra de Siron Franco para a cooperativa

Comunidade Bahá’í doa obra de Siron Franco para a cooperativa

No dia 21 de agosto a Cooperativa Candangas, localizada em Planal-tina (DF), recebeu da Comunidade Bahá'í do Brasil a doação de uma obra do artista plástico Siron Franco. O gigan-tesco baner foi produzido para marcar os aniversários de cinco e seis anos da prisão das lideranças bahá'ís no Irã. A primeira intervenção com o banner aconteceu em 2013 na praia de Copacabana (RJ), quan-do a obra foi estendida na areia. Em maio desse ano, o banner foi colocado no gra-mado em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, durante mais um ato promovi-do pela Comunidade Bahá’í em defesa da liberdade religiosa. 

Apesar de nunca terem tido contato com a Fé Bahá’í, as Candangas compar-tilham de muitos preceitos, principalmente no que diz respeito à construção de comu-nidade. A participação delas em oficinas e projetos sociais não é feita de cima para baixo, mas são desenvolvidos de acordo com as experiências e as vontades que as pessoas já possuem, além da aplicabilida-de e o impacto que aquilo vai ter dentro da comunidade e da sociedade de uma ma-neira mais ampla. “O que nós queremos é transformar o mundo à nossa volta. E esse sonho só se esconde atrás de uma coope-rativa”, afirma Maria da Páscoa, presidente da cooperativa.

Essa transformação é como se fosse em ondas. Cada vez que essas ondas se multiplicam as pessoas envolvidas se lem-bram de voltar para refletir um pouco sobre a origem, a essência e os ensinamentos que estão por trás das ações.  Esse movi-mento é um constante processo de cresci-mento que se dá por meio da aprendiza-gem constante. 

Oferecer material para a continuidade deste trabalho é importante, mas outra consequência é a perpetuação da ação em defesa dos bahá'ís no Irã,  já que o ba-ner agora passará a ter um novo formato mas manterá o mesmo significado. Quem adquirir uma bolsa poderá conhecer a his-tória por trás daquele material, tornando-o eterno. 


 

Candangas

A Candangas nasceu da Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Planaltina,DF, (COAESTP), fundada em 1998, com o objetivo de gerar trabalho e renda para as mulheres da comunidade de Arapoanga. Atualmente treze pessoas fazem parte 

da cooperativa, que produz bolsas e acessórios a partir de banners reutilizados, além de realizar projetos sociais e de capacitação de profissionais artesãos. Acreditam que a educação é o que molda a humanidade e que tudo precisa ser feito com paixão para que possa gerar frutos. 

 

Siron Franco

Gessiron Alves Franco, mais conhecido como Siron Franco, é um artista plástico goiano, cuja obra é reconhecida mundialmente. Entre outras coisas, em 1988 criou o monumento à paz mundial em Goiânia, uma ampulheta com as palavras: “A Terra é um só país, e os seres humanos seus cidadãos”

 

Leia essa e outras matérias na edição 38 do Bahá'í Brasil

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui