Comunidade Bahá'í de Pernambuco realiza Conferência de Juventude Indígena

Noticias / Comunidade Bahá'í de Pernambuco realiza Conferência de Juventude Indígena

Comunidade Bahá'í de Pernambuco realiza Conferência de Juventude Indígena

A 1ª Conferência de Juventude Indígena aconteceu em Águas Belas (PE) nos dias 25, 26 e 27 de julho e contou com cerca de 24 jovens das aldeias Kariri-xocó, Kiriri, Fulniô e Xucuru-Kariri.

Walkíria Cardoso, uma das organizadoras, conta que a Conferência “foi um excelente momento para os jovens interagirem e se conhecerem”. Durante os três dias foi possível concluir o estudo dos materiais utilizados nas Conferências de Juventude, realizadas ano passado.

A sugestão de realização dessa Conferência partiu dos jovens indígenas durante o encontro de facilitadores do material da Conferência de Juventude, que aconteceu em Maceió no último mês de maio, onde teve início um núcleo de consulta para planejamento e reflexão das ações.

Foram realizadas três pré-conferências na aldeia Fulniô para convidar jovens e duas visitas ao local para reunião logística. “Os jovens Kariri-xocó, que foram os facilitadores da Conferência, realizaram diversos encontros sozinhos para estudo do material, além de três visitas à aldeia para esclarecimento de dúvidas e planejamento logístico”, relata Walkíria.

Desde junho foram realizadas várias consultas com os indígenas para verificar a possibilidade de realizar uma conferência maior, com mais aldeias e uma quantidade muito maior de jovens.

Com o apoio dos jovens Kariri, será possível visitar várias aldeias que ficam entre Alagoas e Pernambuco, o que facilitará ainda mais a promoção de outros eventos. “Os bahá’ís adultos de Fulniô estão muito animados com possibilidade de acontecer algum evento na aldeia deles em virtude da lembrança maravilhosa da conferência ocorrida em 1985. Ficamos felizes com a disponibilidade mas não oficializamos o local em virtude dos Kariris também terem oferecido a aldeia”, completa Walkíria.

 

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui