Comunidade Bahá’í celebra Ano Novo

Noticias / Comunidade Bahá’í celebra Ano Novo

Comunidade Bahá’í celebra Ano Novo

No próximo dia 21, mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo celebram o Naw-Rúz, o Ano Novo Bahá'í, que marca o início do ano 172 da Era Bahá’í. A data é um dos nove dias sagrados bahá'ís e é celebrada no equinócio, único dia do ano em que o sol ilumina a Terra de maneira igual nos dois hemisférios, fazendo com que recebam a mesma quantidade de luz. 

O calendário bahá'í teve início em 1844, e foi estabelecido pelo Báb (Profeta precursor da Fé Bahá'í). É composto por 19 meses de 19 dias, e cada mês e dia recebeu o nome de um atributo de Deus. O ano 172 da Era Bahá'í equivale ao ano de 2015/2016 do calendário gregoriano, utilizado para marcar a Era Cristã, e começa com o Naw-Rúz. 

Os bahá'ís acreditam que Bahá'u'lláh é o Messias prometido pelo Báb. Ele reafirmou o calendário e instituiu o Naw-Rúz como dia sagrado. De acordo com Seus ensinamentos, O Naw-Rúz ocorre no dia seguinte ao término do jejum bahá'í, e está associado ao Máximo Nome de Deus. 

No Brasil, aproximadamente 70 mil bahá’ís espalhados em todos os estados, festejam a data. Apesar de ter origem iraniana, a Fé Bahá’í é uma religião mundial e valoriza os costumes locais. Por isso, todas as datas comemorativas são celebradas de acordo com as características culturais da região, além de contar com a participação de pessoas de diferentes orientações religiosas, já que os eventos são abertos ao público.

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui