Aula Bahá’í para Crianças: orientação, desenvolvimento de virtudes, habilidades e valores morais

Noticias / Aula Bahá’í para Crianças: orientação, desenvolvimento de virtudes, habilidades e valores morais

Aula Bahá’í para Crianças: orientação, desenvolvimento de virtudes, habilidades e valores morais

Leia essa e outras notícias no Bahá'í Brasil - edição 39

A existência de atividades que nutram os corações e mentes das crianças é essencial para a construção de uma nova sociedade. Dessa forma, a Comunidade Bahá’í oferece  um processo de educação espiritual para crianças, que procura desenvolver o amor pelos diversos Manifestantes de Deus e o reconhecimento de que todos têm o potencial para desenvolver virtudes como amor, justiça e generosidade. 

As aulas contam com lições que proporcionam momentos de reflexão sobre ensinamentos sagrados e histórias de diversos Manifestantes. Elas incluem orações, leituras e memorizações de textos, músicas, trabalhos de artes visuais, jogos cooperativos. O programa também enfatiza a aprendizagem e a reflexão sobre o senso de responsabilidade e o reconhecimento da essência do ser humano. Para ministrar as aulas, os professores recebem uma capacitação específica para três grupos etários, por meio de material desenvolvido pela Instituto Ruhi de Capacitação. 

E foi com essa motivação que Luana Reis (33) e Jasmim Akhavan (17) abriram uma turma de aulas bahá’ís para crianças em Brasília. “Descobri um novo caminho, me enamorando pelos ensinamentos de Bahá’u’lláh”, afirma Luana. De acordo com ela, as aulas bahá’ís para crianças têm o objetivo de criar um padrão elevado de consciência, com base em valores morais e espirituais que as guiem em suas decisões ao longo da vida. “Futuramente essas crianças podem vir a  ser cidadãos que contribuam para a melhora do mundo”.

Com base em uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Ruhi de Capacitação, as crianças aprendem valores espirituais, morais e virtudes. Desde cedo são ensinadas a amar e louvar a Deus, independentemente de sua religião, para crescerem com um padrão elevado de consciência e sabedoria.

Sara Lotfi (17) é outra jovem que abriu uma turma de aulas para crianças. Para ela tem sido uma experiência incrível. “Além de ensinar as crianças, eu aprendo com elas. Aprendi a ter paciência e criei um afeto pela arte de lecionar”, conta Sara. As aulas acontecem todos os sábados na escola infantil Amiguinhos do Saber, que fica na Zona Norte de Macapá (AP). 

As atividades centrais da Fé Bahá’í, como as aulas para crianças, os grupos de pré-jovens e os círculos de estudos, são gratuitas e acontecem de maneira equivalente em todos os países onde a Comunidade Bahá’í está presente. O material também é o mesmo, a metodologia e os livros desenvolvidos pelo Instituto Ruhí, que são traduzidos para diversos idiomas.

Leia essa e outras notícias no Bahá'í Brasil - edição 39

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui