Assembleias Locais se levantam para apoiar os Fundos Bahá’ís

Noticias / Assembleias Locais se levantam para apoiar os Fundos Bahá’ís

Assembleias Locais se levantam para apoiar os Fundos Bahá’ís

O Fundo Regional, um dos ramos do Fundo Nacional, é sustentado pelas contribuições de indivíduos e Assembleias Locais de uma determinada região, e tem como destinação o atendimento das diferentes demandas ligadas à realização e multiplicação das atividades naquela área geográfica.

Com vistas a estimular uma reflexão e consulta acerca da importância da contribuição regular para esse fundo, o Conselho Regional do Centro-Oeste enviou às Assembleias Espirituais Locais da região uma mensagem que foi lida e estudada em uma das festas de dezenove dias realizadas recentemente.

A carta do Conselho destacava algumas atividades importantes que são custeadas por esse fundo, incluindo “o crescente movimento de equipes de ensino para apoiar os agrupamentos-metas, muitas das quais com integrantes atuando em tempo integral; o fortalecimento das estruturas administrativas em diferentes níveis, do local ao regional, para sustentar o crescimento; o aumento crescente de amigos assumindo funções executivas e de coordenação atuando em tempo parcial ou integral que necessitam de subsídios; o aumento de eventos regulares (encontros, reuniões, seminários, etc.) visando o desenvolvimento de capacidades em diferentes áreas que dão impulso ao Plano, tais como as reuniões interinstitucionais semestrais, seminários de coordenadores de instituto, de secretários de Comitês de Ensino de Áreas, dos Facilitadores de Desenvolvimento e as próprias reuniões das instituições e agências, que tendem a ser mais frequentes, implicando em crescentes despesas com locomoção, hospedagem, comunicação, por toda a região”.

O Conselho destacou ainda uma das guias recebidas da Casa Universal de Justiça que reforça a importância de “apresentar aos amigos com franqueza as necessidades financeiras do trabalho, a fim de explicar-lhes a importância do apoio irrestrito, universal e regular aos fundos bahá'ís, não importa quão modestos sejam os seus recursos”.

Motivada pela carta, uma das comunidades bahá’ís do Centro Oeste consultou profundamente sobre o tema e compartilhou com o Conselho suas importantes decisões. Abaixo compartilhamos alguns excertos dessa correspondência:

A nossa Assembleia Local realizou ampla consulta sobre o tema, o que resultou na revisão das nossas metas para os diversos fundos como um todo, e na adoção de uma estratégia mais ampla no tocante ao assunto. Desta forma, foi aprovada a fixação de metas para os fundos destinados às atividades mais diretamente ligadas aos amigos bahá'ís do nosso agrupamento, – ou seja, os Fundos Local, Regional e Nacional.

Na continuidade dos trabalhos de aprofundamento e conscientização da comunidade local acerca da importância da contribuição aos fundos, onde todos os Fundos Bahá'ís são apresentados e divulgados, serão apresentadas as novas metas ... Será enfatizado que caso os recursos materiais necessários para as atividades locais, regionais e nacionais não sejam alcançados, Fundos Internacionais terão que ser relocados, recursos estes que deixarão de fluir para regiões do planeta mais.

[Tais] metas... auxiliarão cada bahá'í de nossa área de jurisdição a melhor programar suas contribuições de acordo com as atuais necessidades.

Este é um belo exemplo de atuação institucional que estará assegurando não somente o fluxo constante de recursos materiais para atender as demandas do crescimento da Fé em sua localidade, mas, também, em toda a região e no país. Ainda mais significativo, sem dúvida, é o fato de que tais medidas no campo da educação dos amigos sobre a importância e privilégio de contribuir de forma consciente aos Fundos da Fé, fortalecerão a fé de cada indivíduo que se abriga sob esta árvore protetora.

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui