Arquiteto Bahá'í fala sobre as Casas de Adoração

Noticias / Arquiteto Bahá'í fala sobre as Casas de Adoração

Arquiteto Bahá'í fala sobre as Casas de Adoração

O evento será no próximo dia 26 e é gratuito

A Comunidade Bahá'í de Curitiba (PR) convida para palestra “Arquitetura para promoção da Unidade”, que será ministrada pelo arquiteto bahá'í Amir Shafa, membro da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA). O evento é gratuito e tem como objetivo discutir e apresentar a arquitetura bahá'í pelo mundo.

A palestra será interativa e, ao final, o público poderá participar, esclarecer dúvidas e colocar seu ponto de vista. Além da palestra e bate-papo, haverá uma exposição sobre os projetos de arquitetura dos templos, conceitos e história.

 

Os Templos Bahá'ís

Assim como toda grande religião, a Fé Bahá'í possui templos e lugares sagrados espalhados pelo mundo. Os templos bahá'ís são conhecidos como Casas Bahá’ís de Adoração. Elas são abertas a todas as pessoas, independente de sua religião. Os visitantes podem apenas orar e meditar numa atmosfera serena, ou ouvir as escrituras sagradas das religiões mundiais sendo recitadas e entoadas.

Essas Casas são reconhecidas pelo seu grande valor arquitetônico e recebem visitantes do mundo inteiro. Além disso, elas unem dois aspectos essenciais e inseparáveis da vida bahá’í: adoração e serviço. Dessa forma, cada Casa de Adoração proporciona um centro espiritual em torno do qual, no futuro, serão estabelecidas agências de serviço social, humanitário e educacional para a população da região, conforme foi concebido por Bahá'u'lláh, o Profeta-Fundador da Fé Bahá'í. A arquitetura dos templos possui grande variedade, mas todos apresentam nove lados e um domo central, que simbolizam a diversidade da raça humana e sua unidade essencial.

Os templos bahá'ís possuem projetos arquitetônicos bastante ousados e são donos de uma beleza inigualável. Por isso, é fundamental que haja eventos que debatam e expliquem alguns conceitos que ajudaram a compor essas estruturas. Atualmente, está sendo construído o templo regional da América Latina, no Chile. Para essa construção foram recebidas 185 propostas de escritórios de arquitetura, provenientes de mais de 80 países. Isso demonstra que a arquitetura bahá'í é bastante conhecida e admirada nesse meio. A empresa escolhida foi a canadense Hariri Pontarini Architects, que apresentou a proposta para um edifício constituído por nove abas translúcidas que se elevam diretamente do solo e dão a impressão de flutuar sobre um grande espelho de água. A Comunidade Bahá'í da América do Sul aguarda ansiosamente a finalização da obra.

 

CASAS DE ADORAÇÃO BAHÁ'Í: ARQUITETURA PARA PROMOÇÃO DA UNIDADE

Quando? 26 de abril, às 16h

Onde? Salão de Festas do Edifício Organo – Centro Cívico, Rua da Glória Nº 91 – Curitiba (PR)

Como? A entrada é gratuita. No entanto, para participar é preciso confirmar presença com Dina Zwicker (3253-3767) ou com Amir Shafa (8433-0970). Serão disponibilizadas 50 vagas.

 

Saiba mais sobre...

os Lugares Sagrados da Fé Bahá'í pelo mundo

os Templos Bahá'ís em cada continente

os principais Monumentos e outras referências geográficas bahá'ís no Brasil

a arquitetura do Templo do Chile 

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui