ONU aprova nova resolução sobre direitos humanos no Irã

Noticias / ONU aprova nova resolução sobre direitos humanos no Irã

ONU aprova nova resolução sobre direitos humanos no Irã

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma nova resolução condenando o Irã por pela situação de direitos humanos em seu território. 

A votação ocorreu em Nova Iorque no dia 17 de dezembro reiterando a preocupação dos países membros já expressada em meados de novembro durante a Terceira Comissão, que tem como um de seus mandatos avaliar a situação de direitos humanos em países específicos. Este é o 12º ano consecutivo em que resoluções sobre o Irã são aprovadas pela maioria dos países da ONU. Antes disso, sete outras resoluções anuais foram aprovadas (1995-2001), sendo que em 2002 os países optaram por não apresentar o pleito. 

Como nos demais anos, o texto da resolução reforça a preocupação mundial acerca da perseguição enfrentada pelos bahá'ís no Irã. Apesar da abstenção de voto, a diplomacia brasileira apresentou uma justificativa oral em que conclamou o Irã a "respeitar os direitos humanos das minorias, em especial das minorias religiosas incluindo aquelas não reconhecidas pelo governo iraniano, como os bahá'ís". O embaixador Antonio Patriota, chefe da representação do Brasil junto às Nações Unidas em Nova Iorque, destacou ainda a importância do diálogo entre as nações e da cooperação do Irã com os mecanismos internacionais de direitos humanos. Assista aqui à integra da transmissão da UN Web TV. 

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui