CCIR recebe Prêmio de Direitos Humanos

Noticias / CCIR recebe Prêmio de Direitos Humanos

CCIR recebe Prêmio de Direitos Humanos

No último dia 10 (terça) o Babalawo Ivanir Dos Santos, principal representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), recebeu das mãos da presidenta Dilma Roussef o Prêmio Direitos Humanos, na categoria Promoção e Respeito à Diversidade Religiosa. A cerimônia de entrega da escultura e do certificado aconteceu no Palácio do Itamaraty e contou com a presença de representantes de diversas religiões, organizações de direitos humanos, embaixadores, parlamentares e representantes de governo. Ivanir veio do Rio de Janeiro exclusivamente para o evento. Para ele “a vitória é de todos, uma vez que o trabalho do grupo tem se destacado por todo o País”.

O prêmio é concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e demonstra o reconhecimento do governo e da sociedade civil brasileira pela atuação da CCIR no combate à intolerância religiosa, bem como o respeito à diversidade e à liberdade religiosa, além das atuações relacionadas à promoção do diálogo e da paz entre as religiões. “Ficamos muito orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa e parabenizamos todos os membros da CCIR pelo reconhecimento. Foi uma grande vitória da sociedade Brasileira e dos Direitos Humanos”, comemora Inaê Estrela, representante da Comunidade Bahá’í na CCIR.

Em sua 20ª edição, o Prêmio Direitos Humanos é a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas e instituições que se destacam pela promoção e defesa dos Direitos Humanos em diversas categorias. Por isso, a data da cerimônia anual de entrega coincide com o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Comissão de Combate à Intolerância Religiosa

A CCIR foi fundada em 2008, na cidade do Rio de Janeiro, por religiosos umbandistas e candomblecistas, e congrega pessoas de diversas orientações religiosas. É integrada também por instituições ligadas à temática racial e de direitos humanos, representantes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e da Defensoria Pública.

Desde sua formação, a CCIR tem promovido ações que visam defender os direitos humanos e a liberdade religiosa. Entre as principais ações desenvolvidas destaca-se a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que acontece anualmente na Orla de Copacabana.

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui