Onde Brilha a Luz: a Fé Bahá’í na América Latina

Noticias / Onde Brilha a Luz: a Fé Bahá’í na América Latina

Onde Brilha a Luz: a Fé Bahá’í na América Latina

Em 2001, na mensagem do Ridván, a Casa Universal de Justiça disse:

“Quando da conclusão do Templo Mãe do Ocidente, o Guardião deu início a um programa de construção de templos continentais. Os primeiros foram os Mashriqu’l-Adhkars em Kampala, Sydney e Frankfurt que foram construídos em cumprimento as metas do Plano de 10 Anos. A Casa Universal deu continuidade a esse programa com a construção dos Templos nas cidades do Panamá, Ápia e Nova Delhi. Mas esta fase continental tem que ser ainda completada: mais um edifício precisa ser construído. É com profunda gratidão e alegria que anunciamos neste momento auspicioso a decisão de continuar com este último projeto. Durante o Plano de 5 Anos terá inicio a construção do Templo Mãe da América do Sul, em Santiago, Chile. Começa e, desta forma, cumprindo um desejo claramente expresso por Shoghi Effendi”.

Foi então que Daniel Duhart, Helen Mirkovich e Jairo Roldán (três bahá’ís latino-americanos) decidiram preparar o livro “Onde Brilha a Luz”. A motivação foi o ensino da Fé impulsionado pela construção do Templo Mãe da América Latina, no Chile.

Eles propuseram compartilhar a Fé de maneira mais clara possível como resposta ao interesse de muitos chilenos e de pessoas do resto do continente, em conhecer a Fé, nossas origens e nossos propósitos.

“O resultado foi que eles elaboraram um excelente livro! O mais moderno que temos em termos de apresentação da Fé e do funcionamento da Comunidade Bahá’í”, afirma Ceres Araújo, tradutora da obra para o português.

Embora o livro tenha sido motivado pela construção do Templo, é uma ótima opção de indicação para os amigos, como uma primeira leitura dos Escritos da Fé, já que as explanações sobre os temas apresentados são seguidas de citações das Escrituras, que colocam o leitor em contato direto com a fonte.

O livro destaca as propostas sociais da Fé, de construção de uma nova civilização e como cada pessoa pode se unir com os bahá’ís em nos esforços de transformar o mundo em que vivemos.

“Onde Brilha a Luz” é dividido em 4 partes, onde são tratados:

1-  A questão da justiça e da unidade, o processo de transformação, o papel da religião e a meta da Paz Mundial;

2- Os Ensinamentos espirituais: o sentido da vida, a vida da alma, os requisitos para o avanço espiritual e material da civilização, e as leis, a natureza das leis espirituais;

3-  Fonte de Guia:  as três Figuras Centrais da Fé, o Guardião como o construtor da Nova Ordem e a Casa Universal de Justiça;

4-  O Funcionamento da Comunidade Bahá’í atual, os três protagonistas do Plano, a Consulta como método de decisões coletivas, a resposta da América Latina à Fé e as Casas de Adorações Bahá’ís.

O último capítulo fala da importância dos Mashriqu’l-Adhkárs (Casas de Adoração Bahá’í em Árabe). Eles não somente são lugares de adoração a Deus como tem também função social.


 

Onde Brilha a Luz

Autores: Daniel Duhart, Helen Mirkovich e Jairo Roldán

Idioma: Português

Editora Bahá’í do Brasil

ISBN: 978-85320-0279-2

Edição:

Ano de Lançamento: 2013

Número de páginas: 192

Preço: R$ 30,00

Sinopse: Com o título do livro se quer indicar não só o intenso e potente esplendor da luz solar no trópico latino-americano, que se transforma na magnífica e, às vezes, aterradora exuberância da selva amazônica, como também a luz da espiritualidade que brilha nos corações daqueles que estão conectados com Deus, essa luz que emana de qualquer atividade executada por pessoas de boa vontade que busca o bem comum e, finalmente, a luz que emanará do templo-mãe da América do Sul.

 

Leia essa e outras matérias na edição 38 do Bahá'í Brasil

RSS

Para subscrever a nossa feed RSS de notícias clique aqui