Osmar Mendes - servitude, radiância e constância

A Fé Bahá'í / Bahá'ís no Brasil / Somos Bahá'ís / Osmar Mendes - servitude, radiância e constância
title: 
Osmar Mendes - servitude, radiância e constância

Osmar Mendes (segundo da direita para a esquerda, em pé) e demais membros da Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís do Brasil de 1968.

Em 1957 o Sr. Osmar Mendes teve contato, em Curitiba, com a Revelação Bahá´í e reconheceu Bahá'u'lláh como o Prometido de Deus no ano de 1963. Seu primeiro serviço destacado teve início bem antes do ano de sua declaração, quando sob a orientação do Sr. Habib Taherzadéh, pioneiro em Curitiba, fez a tradução do inglês para a língua portuguesa do livro "Ladrão na Noite", de autoria do Mão da Causa de Deus Sr. William Sears. 

Serviu com admirável devoção em diversas instituições bahá´ís, dentre as quais como membro do Corpo Auxiliar e nada menos que cerca de quatro décadas como membro da Assembléia Nacional e, servindo paralelamente, por muitos anos como membro das Assembléias Locais de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, cidades onde residiu a maior parte de sua vida.

Na Instituição Nacional o Sr. Osmar Mendes serviu abnegadamente por muitos anos como Secretário Nacional e também em outras funções. Foi um incansável tradutor para o português tanto de excertos da literatura bahá´í, como de inúmeros documentos recebidos da Casa Universal de Justiça e de outras Instituições Bahá'ís internacionais.

O Sr. Osmar Mendes ofereceu suas capacidades e talentos por longos anos à Editora Bahá'í do Brasil, tendo sido seu gerente e atuado como membro de seu conselho deliberativo. Escreveu diversas obras de inspiração bahá'í tais como o livro "Consultar para melhor decidir". Foi um prolífico compilador de excertos das Escrituras Sagradas, notadamente relacionadas com o desenvolvimento espiritual do indivíduo e o fortalecimento da vida comunitária bahá'í.

Dedicou suas energias à tarefa de tornar regular o Jornal Bahá'í Brasil, contribuindo significativamente para o desenvolvimento deste canal de comunicação da Comunidade Bahá'í brasileira. Participou de diversas Convenções Internacionais em Haifa para a eleição da Casa de Justiça, dentre outros significativos eventos bahá'ís no campo internacional.

A vida do Sr Osmar está intimamente relacionada com o desenvolvimento das instituições da Ordem Mundial de Bahá'u'lláh no Brasil, tendo testemunhado as mais expressivas vitórias da Causa ocorridas ao longo de meio século, com sua habitual alegria, otimismo, amor genuíno, servitude e constância, sendo estas algumas das virtudes que ele tão bem soube personificar e pelas quais haverá de ser recordado por muito tempo.

 

Somos Bahá'ís (Perfis) | Bahá'ís no Brasil | Ação Social | Ensinamentos