“Existe alguma graça concebível maior do que esta para um indivíduo que, olhando para dentro de si mesmo, deve descobrir que pela graça confirmadora de Deus ele tornou-se a causa de paz e bem-estar, de alegria e favor ao seu semelhante? ”

- ‘Abdu’l-Bahá

Construindo Comunidades Vibrantes

A dinâmica da vida comunitária é muito importante para o progresso coletivo. É dentro dela que aprendemos sobre questões básicas da vida coletiva. A comunidade é um elemento absolutamente necessário para promover e manter a coesão social da sociedade mais ampla.

Dentre as diversas mudanças que precisam ocorrer no mundo para que a humanidade se torne mais unida, justa e pacífica, um novo padrão de vida social e comunitária precisa emergir.

Para explorar esse horizonte, a comunidade bahá'í convida a todos e qualquer pessoa a um processo de desenvolvimento individual e coletivo, que está se dando através de atividades oferecidas e aperfeiçoadas ao redor do mundo e que acontecem em diversas localidades e cenários no nosso país.

 

Um processo Educacional

O processo educacional que promovemos é composto de três atividades principais,  que acompanham o indivíduo desde a infância até a fase adulta: as aulas de educação espiritual para crianças, os grupos de pré-jovens e os círculos de estudos

Os programas e materiais utilizados são desenvolvidos pelo Instituto Ruhí. Eles visam explorar conceitos espirituais aplicados à realidade e desenvolver capacidades e habilidades práticas que são colocadas à serviço dos demais. 

 

Através desse processo, estamos aprendendo sobre como cada indivíduo pode se tornar um agente ativo. Agentes ativos que se sentem responsáveis por oferecer sua contribuição para sua comunidade e que pensam seu próprio desenvolvimento em conexão com o trabalho pela melhora do seu entorno.

Explorando este assunto

Espaços de oração 

Todos são convidados a participar também de espaços de oração que animam nossos esforços e nos lembram de que servir aos nossos semelhantes é um empreendimento sagrado.

Laços

 

Quando essas atividades são promovidas numa mesma área geográfica, o convívio comunitário é fortalecido e pessoas de diferentes idades, raças e origens se tornam cada vez mais unidas por laços de amor e confiança.  Do aprendizado compartilhado e apoio mútuo floresce um senso de vontade coletiva e assim, os horizontes do que é possível realizar se expandem.

 

Desenvolvendo capacidade para ação

 

A crescente capacidade de pensar sobre a realidade e descrevê-la, incentivada pelas atividades bahá’ís, ajuda uma população a olhar para suas próprias necessidades. Um padrão de ação e reflexão ganha força nas localidades. Planos são elaborados e ajustados, e respostas aos desafios existentes são implementadas.

 

A experiência mostra que comunidades, seus integrantes e também as instituições ali presentes podem ser protagonistas do seu desenvolvimento moral, intelectual e social. Nutridos pelo espírito de serviço, podem atuar para garantir o bem-estar material e espiritual de todos e cada um.

IMG_1512.jpg