Construindo comunidades vibrantes

Em diferentes espaços do território nacional – em bairros e vilarejos, locais de trabalho e universidades, em contato com agências ou organizações comprometidas com o bem-estar de nossa sociedade – os que foram atraídos à mensagem de Bahá’u’lláh e são comprometidos com Sua visão estão sistematicamente aprendendo a dar realidade aos Seus ensinamentos.

No centro dos esforços realizados, está o convite a pessoas de todas as idades e origens para participar de um processo de construção de comunidade. Por meio da participação em espaços de oração e em um processo educacional que visa ao desenvolvimento de capacidades para o serviço, um grupo crescente de pessoas está sendo encorajado a superar a indiferença e a passividade e a atuar pelo seu próprio desenvolvimento espiritual, intelectual e social. As relações formadas nesse contexto estão baseadas na amizade e no apoio mútuo, ao invés de conflito e disputa.

Com frequência, as atividades realizadas são impulsionadas por jovens que se tornam cada vez mais conscientes de sua identidade espiritual e que direcionam suas energias para o progresso de suas sociedades.  Entre as responsabilidades assumidas pela juventude está a educação de crianças e adolescentes ao seu redor, que igualmente começam a oferecer a sua contribuição ao bem-estar social por meio de pequenos atos de serviço. As gerações mais velhas apreciam a contribuição dos mais jovens  e igualmente oferecem a sua porção em um processo que envolve famílias inteiras na construção de uma sociedade unida e justa.

O avanço das ações também exige que estruturas organizacionais correspondentes sejam progressivamente estabelecidas. As instituições criadas buscam identificar o potencial e os talentos existentes em uma comunidade e canalizá-los para o avanço da coletividade.  Nesses espaços, pessoas com perspectivas divergentes estão descobrindo maneiras de substituir a contenda e a imposição de autoridade pela consulta e pela busca coletiva de soluções.

Em vilarejos, vizinhanças, povoados e cidades estão surgindo instituições, comunidades e indivíduos dedicados a trabalhar em conjunto para o surgimento de um mundo unido e próspero que realmente mereça ser chamado de o reino de Deus na terra.

info@bahai.org.br

(+55 61)3255-2200

  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube