Construindo Comunidades Vibrantes

A dinâmica da vida comunitária é muito importante para o progresso da sociedade. É a partir dela que se pode aprender sobre questões básicas da vida coletiva. A comunidade é um elemento absolutamente necessário para promover e manter a coesão social.

Em todo o país, a comunidade bahá’í tem buscado aprender a construir comunidades vibrantes, com um padrão de vida comunitária que reflete como a sociedade pode ser. Esse padrão está fundamentado no princípio da unicidade do gênero humano e em convicções como a nobreza inerente a todas as pessoas e o papel da justiça e do acesso ao conhecimento para promover o progresso social.

As atividades realizadas pelos bahá’ís foram desenvolvidas por meio da experiência em inúmeras comunidades ao redor do mundo e são uma resposta às necessidades espirituais de uma população. Nesse sentido, a educação assume um papel central nas ações promovidas. Os bahá’ís são inspirados pelas palavras de Bahá’u’lláh:

"Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício."

Bahá'u'lláh

O processo educacional bahá’í é composto por três atividades principais, que acompanham o indivíduo desde a infância até a fase adulta: as aulas de educação espiritual para crianças, os grupos de pré-jovens e os círculos de estudos. Essas atividades têm constituído uma arena para aprender sobre como cada indivíduo pode se tornar um agente ativo no processo de transformação social – em suas famílias, comunidades e outros espaços sociais em que estão inseridos. Por meio dessas atividades, mesmo aqueles que há muito sofrem “estão encontrando sua voz e se tornando protagonistas de seu próprio desenvolvimento com habilidade e resiliência”.

As atividades educacionais são complementadas por reuniões devocionais, que podem ter diferentes formatos e ocorrer em uma diversidade de lugares. Essas reuniões são uma resposta ao anseio de todo coração de comungar com seu Criador, contribuem para o fortalecimento de laços comunitários e infundem a percepção de que servir aos nossos semelhantes é um empreendimento sagrado. Quando essas atividades são interconectadas pode-se criar o ensejo para um padrão de vida comunitária vibrante.

Para explorar esse horizonte, a comunidade bahá’í convida a todas as pessoas a participar. Independente de suas origens, todos são bem-vindos a participar. As atividades em geral são iniciadas por apenas uma família ou alguns poucos indivíduos. Com o tempo, vai tomando forma um grupo de amigos em contínua expansão que se dedica a promover o bem-estar de sua comunidade. Mulheres, mães de família, e jovens têm desempenhado um papel especialmente decisivo no avanço das comunidades no Brasil.

À medida que as atividades se desenvolvem, a Comunidade Bahá’í também tem aprendido a fortalecer a capacidade institucional local. As instituições progressivamente formadas criam espaços de reflexão e consulta para as comunidades, contribuem para canalizar as energias individuais e coletivas e oferecem o apoio necessário para servir à população ao seu redor.