

Levantando jovens e adultos
para servir aos demais
Construção de capacidade
Quando uma pessoa, por sua própria vontade e determinação, se levanta para ajudar à sociedade, ela passa a trilhar um caminho de serviço. A construção de um mundo melhor requer que um crescente número de pessoas trilhe esse caminho e seja capaz de contribuir para a realização das muitas tarefas que se apresentam.
Respondendo a esse objetivo, a comunidade bahá'í oferece uma sequência de livros para a capacitação moral e espiritual a jovens e adultos que desejam ser agentes de transformação.
Explorando este assunto
Círculos de Estudo
Os materiais dessa capacitação apresentam a visão de Bahá’u’lláh quanto ao indivíduo que podemos nos tornar e do mundo que podemos construir. As fontes de conhecimento nas quais os livros baseiam-se são, por um lado, os ensinamentos da Fé Bahá’í e, por outro, a experiência acumulada pela comunidade bahá’í mundial ao promover a construção de comunidades engajadas no seu próprio desenvolvimento.
O estudo desses materiais é sempre realizado em grupos, chamados de círculos de estudo. Ao investigarem alguns dos temas abordados, como vida da alma e educação, os participantes tem a oportunidade de pensar sobre situações que se apresentam em suas próprias vidas.
Esse estudo não é, todavia, um curso onde simplesmente pensamos sobre alguns conteúdos e conceitos. Conforme os participantes adquirem habilidades e atitudes necessárias, eles realizam atividades práticas e se tornam protagonistas de um esforço constante de aplicar conhecimento para a transformação individual e coletiva.
Os indivíduos passam a explorar iniciativas de serviço próprias e/ou tomam frente de outras atividades e programas baha'is. Podem iniciar suas próprias reuniões de oração; atuar como professores de aulas para crianças, animadores de grupos de pré-jovens ou tutores de novos círculos de estudo. Cada pessoa, não importando o ritmo em que caminhe, pode deixar sua contribuição no trajeto que está sendo construído.
Qualquer indivíduo que seja maior de 15 anos e deseje se familiarizar com os ideais e esforços da comunidade bahá’í, pode ingressar em um círculo de estudo.
.jpg)


