Direitos Humanos

Ação Social / Princípios em Ação / Direitos Humanos

Direitos Humanos

Foto: Representante bahá'í participa de audiência pública sobre Direitos Humanos no Mercosul, na Câmara dos Deputados.

A comunidade bahá'í brasileira trabalha pelos direitos humanos de todos os seus concidadãos há várias décadas. Desenvolvemos uma grande variedade de atividades que promovem e protegem os direitos humanos, incluindo os recortes de raça, gênero e geração, nos níveis nacional e local. 

Ação Social

Empoderamento de Pré-Jovens

Círculos de Estudo

Educação Espiritual para Crianças

Reuniões de Oração e Meditação

Instituto Ruhi de Capacitação

Saiba mais!

Em setembro de 1987, a contribuição da Comunidade Bahá'í do Brasil ao programa e objetivos do Ano Internacional da Paz foi reconhecida pelas Nações Unidas, que concedeu-nos o título de Mensageiros da Paz.

Em junho de 2004, fomos homenageados no Dia Internacional dos Refugiados e reconhecidos pelas Nações Unidas, por meio do Alto Comissariado para Refugiados (ACNUR), pela colaboração ativa no atendimento a refugiados em São Paulo e no Brasil.

A contribuição da Comunidade Bahá'í do Brasil para a construção da paz como realidade prática no século XXI foi reconhecida por meio da entrega de uma placa de homenagem pela We The Peoples Initiative, hoje conhecida como Iniciativa Cultura de Paz.

Nosso trabalho é orientado pela crença bahá'í de que é preciso reconhecer e adotar um padrão único de direitos humanos para toda a humanidade, uma vez que somos parte de uma mesma família humana. Cada ser humano deve ter seus direitos garantidos a fim de que possa desenvolver seu pleno potencial e contribuir com a melhora da sociedade à sua volta. 

Somos membros fundadores do Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos, do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa e do Fórum Nacional de Educação em Direitos HumanosParticipamos diretamente dos processos de construção das grandes conferências de direitos humanos realizadas em parceria pela sociedade civil e o poder público na primeira década dos anos 2000. 

Temos assento permanente no Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos da Presidência da República – SDH. Além disto, temos participação direta e indireta em comitês e conselhos de políticas setoriais, como o CONANDA, o CONJUVE e outros, tanto no nível nacional quanto estadual e municipal. 

Defesa dos Bahá'ís no Irã

Uma das áreas de atuação da comunidade bahá'í brasileira no âmbito dos direitos humanos é a defesa dos bahá'ís cujos direitos são sistematicamente violados no Irã - país que é berço da Fé Bahá'í.

Quer entender melhor? Clique aqui

Trabalhamos para promover uma melhor compreensão das declarações das Nações Unidas sobre temas de direitos humanos, incluindo gênero, raça e desenvolvimento. Por meio do escritório da Comunidade Internacional Bahá'í, contribuimos com as discussões acerca da reforma da ONU e acompanhado de perto o trabalho do Conselho de Direitos Humanos, do Terceiro Comitê da Assembleia Geral, dos comitês de tratados e de diversos mecanismos especiais.

Por meio da Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo - SASG, participamos de atividades junto a organizações da sociedade civil, do Congresso Nacional, do poder executivo e judiciário para assegurar que os temas de direitos humanos estejam sempre na agenda em nosso país.

Sob orientação da Assembleia Espiritual Nacional, a SASG também realiza atividades junto às comunidades bahá'ís locais para desenvolver as capacidades de participação nos discursos da sociedade brasileira diante dos grandes desafios de direitos humanos enfrentados em nosso dia a dia.