O Báb

A Fé Bahá'í / Origens / O Báb

O Báb

(1819 - 1850)

Casa d'O Báb em Shiráz, Irã

Mirza Ali Muhammad era descendente do Profeta Muhammad, e nasceu em Shiráz, no sul da Pérsia (atual Irã), em 20 de outubro de 1819 A.D.

Em sua juventude, Ele se destacava por sua grande beleza pessoal e encantamento, assim como por sua excepcional piedade e nobreza de caráter. Posteriormente, assumiu o título de Báb (“A Porta”). 

O Báb declarou Sua Missão em 23 de maio de 1844, em Shiraz. Após seis anos de sofrimentos e prisões, Ele foi executado por um pelotão de fuzilamento em 9 de julho de 1850 em Tabríz (Irã) em mais uma tentativa de suprimir a nova religião que surgira.

Saiba mais!

Navegue pelos links abaixo para conhecer mais sobre as origens da Fé Bahá'í.

Bahá'u'lláh

O Báb

'Abdu'l-Bahá

Shoghi Effendi e a Guardiania

A Casa Universal de Justiça e outras Instituições Bahá'ís

Entretanto, a execução do Báb não impediu o alastramento do movimento que Ele iniciou. Seus seguidores foram perseguidos, e mais de 20.000 foram executados. O surgimento do Báb marcou o fim do 'Ciclo Profético' da história da religião, e iniciou o 'Ciclo da Realização'.

O Báb anunciou a chegada de Bahá'u'lláh, Cujo advento realizaria as profecias de todas as grandes religiões. O Báb se referiu a este grande Manifestante como “Aquele a quem Deus tornará manifesto” e falou Dele como Aquele que uniria a humanidade e estabeleceria uma paz justa e duradoura na terra.O Báb foi o Mensageiro de Deus que preparou a humanidade para a vinda de Bahá'u'lláh.

Santuário d'O Báb em Haifa, Israel

Eu Sou, Eu Sou, o Prometido!", anunciou O Báb. "Sou Aquele cujo nome há mil anos invocais, a cuja menção vos tendes levantado, cujo advento tendes ardentemente desejado presenciar, e a hora de cuja Revelação tendes suplicado a Deus que apressasse. Verdadeiramente, digo, incumbe aos povos, tanto do Oriente como do Ocidente, obedecerem Minha Palavra e assegurarem lealdade a Minha pessoa.

Para saber mais sobre a história d'O Báb, clique aqui.