Igualdade de Gênero

A Fé Bahá'í / Ensinamentos / Igualdade de Gênero /
title: 
Mulheres e homens são iguais

Somos Bahá'ís

Clique aqui e conheça o perfil de alguns indivíduos que estão contribuindo para a melhora do nosso país.


Bahá'u'lláh ensina que "mulheres e homens sempre foram e sempre serão iguais aos olhos de Deus". A plena igualdade e um firme senso de parceria entre mulheres e homens são elementos essenciais para o progresso da humanidade e para a transformação da sociedade. Desta forma, os homens somente poderão alcançar seu pleno potencial quando forem dados passos concretos em direção ao avanço das mulheres.

A realidade do ser humano é a sua alma

A existência material é apenas uma etapa em nosso desenvolvimento espiritual. A alma continua existindo quando nos libertamos de nosso corpo físico. Assim sendo, sexo, raça/etnia ou deficiência física são apenas algumas das características efêmeras da nossa existência - algo que não deve impedir o desenvolvimento de nossos talentos e capacidades.

Para saber mais sobre como desenvolver o seu pleno potencial, clique aqui.

Desde 1921, com a chegada da primeira bahá'í a se estabelecer em território nacional, a comunidade bahá'í brasileira participa ativamente dos movimentos de promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre os sexos e, particularmente, do empoderamento das mulheres para atuarem em todas as esferas da atuação humana.

A premissa essencial é que somos, essencialmente, seres espirituais que necessitam desenvolver seu pleno potencial a fim de poder evoluir tanto nesta existência material quanto em todos os mundos de Deus. Desta maneira, a condição de gênero à qual estamos associados nesta vida -- apesar de contribuir para que tenhamos diferentes experiências que enriquecem nossa compreensão do mundo -- não deve interferir no processo de desenvolvimento do indívíduo, já que a alma não tem sexo.

Desenvolvimento Comunitário

Conheça algumas das atividades realizadas pelos bahá'ís em todo o Brasil.

Porém, temos consciência de são necessários muitos ajustes e aprendizados para que a realidade espiritual da igualdade entre mulheres e homens possa também refletir-se na realidade material na qual estamos inseridos. Por este motivo, desenvolvemos uma série de ações dentro da comunidade bahá'í e junto à sociedade mais ampla para auxiliar na construção de um mundo mais justo e mais igual, em que mulheres e homens possam trabalhar em conjunto, lado a lado, para o avanço da civilização.