Participando nos discursos prevalecentes na sociedade

Com o passar dos anos, a comunidade bahá’í passou a se referir a um dos aspectos de seus esforços como participação nos discursos da sociedade.

Em qualquer momento, e em espaços sociais em todos os níveis da sociedade, há uma diversidade de discursos em andamento preocupados com vários aspectos do bem-estar e do progresso da humanidade. Seus temas incluem, por exemplo, a igualdade racial, a justiça social, a igualdade entre mulheres e homens, paz e violência, governança, meio-ambiente e desenvolvimento, para citar apenas alguns.

Membros da comunidade bahá’í – seja através de seu envolvimento na vida da comunidade local, seus esforços na ação social, ou no decorrer de seus estudos, ocupações ou atividades profissionais – esforçam-se para participar de maneira construtiva em tais discursos, aprendendo com outros e oferecendo suas percepções pessoais, instruídos pelos ensinamentos bahá’ís. Agências de inspiração bahá’í também contribuem para os discursos relacionados a aspectos do desenvolvimento social e econômico pertinentes a seu trabalho.

Em qualquer nível que ocorra, o propósito da participação bahá’í nos discursos não é persuadir outros a aceitarem a posição bahá’í sobre determinado assunto. Nem o esforço nessa área de ação é executado como atividade de relações públicas ou um exercício acadêmico. Em vez disso, os bahá’ís se empenham em adotar uma postura de aprendizagem e se dedicam a uma conversação genuína. Nesse sentido, eles não se propõem a oferecer quaisquer soluções específicas para os problemas enfrentados pela humanidade. Em uma variedade de cenários em todo o mundo, os bahá’ís buscam compartilhar o que estão aprendendo em seus esforços para aplicar os ensinamentos de Bahá’u’lláh para o avanço da civilização e para aprender com indivíduos e grupos com pensamentos afins.

No âmbito nacional, a Comunidade Bahá’í do Brasil é representada pela Secretaria de Ações com a Sociedade e o Governo (SASG). O objetivo dessa secretaria é contribuir a nível de pensamento em um número crescente de espaços sociais com o intuito de promover processos que contribuam para o estabelecimento da paz e, quando necessário, defender a comunidade bahá’í da perseguição. Ao longo dos últimos anos, a SASG tem dedicado atenção especial à promoção da justiça social, à igualdade racial e ao papel da religião na sociedade.

Para ampliar a capacidade das pessoas de contribuir para os discursos da sociedade, a comunidade bahá’í também promove seminários para estudantes universitários e profissionais recém formados. Dirigido pelo Instituto para Estudos em Prosperidade Global (ISGP) em níveis nacional e internacional, esses seminários exploram assuntos especialmente relevantes a estudantes e jovens profissionais.