A importância da meditação sobre as palavras de Deus

Oracoes / Por Que Devemos Orar / A importância da meditação sobre as palavras de Deus

Bem-aventurado é o lugar, a casa e o coração, e bem-aventurada a cidade, a montanha, o refúgio, a caverna e o vale, a terra e o mar, o prado e a ilha, onde se haja feito menção de Deus e celebrado Seu louvor.(Bahá'u'lláh)

A importância da meditação sobre as palavras de Deus

"Imergí-vos no oceano de Minhas Palavras, a fim de que possais desvendar os segredos e descobrir todas as pérolas de sabedoria que se ocultam em suas profundezas." 

- Bahá'u'lláh


A realidade do ser humano é a sua alma

A existência material é apenas uma etapa em nosso desenvolvimento espiritual. A alma continua existindo quando nos libertamos de nosso corpo físico. Assim sendo, sexo, raça/etnia ou deficiência física são apenas algumas das características efêmeras da nossa existência - algo que não deve impedir o desenvolvimento de nossos talentos e capacidades.

Para saber mais sobre como desenvolver o seu pleno potencial, clique aqui.

Bahá'u'lláh disse que há um sinal (oriundo de Deus) em todos os fenômenos: o sinal do intelecto é a meditação e o sinal da meditação é o silêncio, porque é impossível ao ser humano fazer duas coisas a um só tempo - ele não pode falar e meditar simultaneamente.

Enquanto meditamos, falamos com o nosso espírito. Nesse estado mental lhe apresentamos determinadas questões e o espírito nos responde; a luz se faz e a realidade é revelada.

Qual o efeito da oração sobre o indivíduo?

"Quando se roga ao Senhor, voltando-se para Ele e buscando graças de Seu Oceano, esta súplica traz luz ao coração, iluminação à vista, vida a alma e enlevo a todo o seu ser." 

Clique aqui para saber mais.

Não podemos aplicar o nome de "homem" a alguém destituído dessa faculdade meditativa; sem ela, seria ele simples animal, até inferior aos animais.

Pela da faculdade de meditação, o ser humano alcança a vida eterna; por seu intermédio, recebe o sopro do Espírito Santo - a graça do Espírito é obtida em reflexão e meditação.

O próprio espírito humano se informa e fortalece durante a meditação; através dela, assuntos que o ser humano desconhecia inteiramente lhe são revelados. Por seu intermédio, recebe inspiração divina, alimento celestial.

Saiba mais sobre os Ensinamentos Bahá'ís

Clique aqui e descubra uma maneira diferente de ver o mundo.

A meditação é a chave que abre as portas dos mistérios. Nesse estado, o ser humano abstrai-se de si mesmo, afasta-se de si mesmo, afasta-se de todos os objetos exteriores; nesse estado subjetivo, imerge no oceano da vida espiritual e pode descobrir os segredos do íntimo das coisas. Para ilustrar, imaginai o ser humano dotado de duas espécies de vista; quando a faculdade interior está sendo usada, o sentido da vista exterior não vê.

A faculdade de meditação liberta o ser humano da natureza animal, discerne a realidade das coisas e o coloca em contato com Deus.

A Eterna Busca da Comunhão com o Criador

Desde os tempos mais remotos o ser humano tem buscado a conexão com o Sagrado. Descubra a perspectiva bahá'í sobre este tema.

Essa faculdade faz manifestarem-se do plano visível as ciências e as artes. Mediante a faculdade de meditação, as invenções tornam-se possíveis, empreendimentos colossais são executados, os governos podem administrar facilmente. Por seu intermédio, o ser humano entra no próprio Reino de Deus.

Certos pensamentos, entretanto, são inúteis ao ser humano; assemelham-se a vagas movendo-se no mar, sem resultado. Mas, se a faculdade de meditação for mergulhada na luz interior e caracterizada por atributos divinos, os efeitos serão confirmados.

A faculdade de meditação é análoga ao espelho; colocado diante de objetos terrestres, refleti-los-á. Portanto, se o espírito humano estiver contemplando assuntos da terra, deles será informado.

Mas, se volvemos o espelho de nossos espíritos na direção do céu, as constelações celestiais e os raios do Sol da Realidade serão refletidos em vossos corações e as virtudes do Reino serão alcançadas.

Assim, pois, mantenhamos essa faculdade corretamente dirigida - voltando-a para o Sol celestial e não para os objetos da terra - a fim de que possamos descobrir os segredos do Reino e compreender as alegorias da Bíblia e os mistérios do espírito.

Oxalá venhamos a ser realmente espelhos refletores das realidades celestiais e nos tornemos tão puros que possamos refletir as estrelas do céu.

'Abdu'l-Bahá

 

Orações (Busca) | O que é oração?

Por que devemos orar? |  Qual deve ser nossa atitude ao orar?