Diálogo Inter-Religioso

Ação Social / Princípios em Ação / Diálogo Inter-Religioso

Diálogo Inter-Religioso

Foto: Em Brasília (DF), representantes de diversas denominações religiosas se reúnem em evento dedicado ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

O compromisso bahá'í com o diálogo inter-religioso advém da crença de que "A luz é boa, não importa em qual lâmpada brilhe". Bahá'u'lláh conclamou seus seguidores a se associarem com os seguidores de todas as religiões em um espírito de amor e amizade.

Ação Social

Empoderamento de Pré-Jovens

Círculos de Estudo

Educação Espiritual para Crianças

Reuniões de Oração e Meditação

Instituto Ruhi de Capacitação

Desenvolvimento Socieconômico

O Direito de Acreditar

Somos ativos defensores do direito à liberdade de crença e religião de todas denominações religiosas presentes em nosso país, em especial das religiões afro-brasileiras, cuja perseguição em nosso país assume características semelhantes à perseguição sofrida por nossos irmãos e irmãs bahá'ís no Irã – país que é berço da Fé Bahá'í

Para saber mais sobre nosso trabalho de defesa dos bahá'ís no Irã, clique aqui.

Leia também:

Aos Líderes Religiosos do Mundo

Liberdade para Crer

O Papel Social das Religiões

A Liberdade Religiosa no Brasil - mito ou realidade?

A fim de colocar em prática esses ensinamentos, a comunidade bahá'í brasileira colabora com as atividades promovidas pela Iniciativa das Religiões Unidas (URI) em várias cidades, como Brasília e Goiânia. Em diversas capitais, somos membros de Comitês Estaduais de Combate à Discriminação e Intolerância Religiosa. Participamos do grupo de trabalho que, sob a coordenação da Secretaria de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, elaborou a Cartilha Direitos Humanos e Diversidade Religiosa, em 2004, bem como sua atualização, em 2013. Além disto, indivíduos bahá'ís estão envolvidos, em diversos níveis, em grupos que tratam da questão do ensino religioso nas escolas, inclusive de conselhos de ensino religioso (CONER) e de comitês de diversidade religiosa no Distrito Federal e em outras unidades da federação.  

Sentimos um senso de harmonia com outras comunidades religiosas porque acreditamos que todas as religiões reveladas têm origem em uma mesma Fonte (Deus) e são, essencialmente, uma só. Somos parceiros na realização das Caminhadas em Defesa da Liberdade Religiosa, trabalhando lado a lado com as organizações religiosas responsáveis pelo planejamento destas em cidades como Belo Horizonte, Niterói, Salvador e Rio de Janeiro.

Acreditamos que as lideranças religiosas têm o dever de trabalhar para a superação do preconceito religioso, uma das últimas grandes barreiras que se colocam contra a unidade da humanidade. Mulheres e homens de todas as idades e crenças devem ser estimulados a reconhecer que a vida espiritual constitui uma realidade sem fronteiras, igualmente acessível a todas as pessoas.