Avanço das Mulheres

Ação Social / Princípios em Ação / Avanço das Mulheres

Avanço das Mulheres

Foto: Em 2013, mais de 1000 mulheres e homens entre 15 e 30 anos de idade participaram em pé de igualdade das Conferências Bahá'ís de Juventude no Brasil.

A igualdade entre mulheres e homens é um dos princípios centrais da Fé Bahá'í. Acreditamos que, para se alcançar a paz e o progresso da humanidade, é essencial que a igualdade entre os sexos possa ser estabelecida. Além disto, partimos da premissa de que a alma não tem sexo, e portanto a condição de gênero ligada à existência material não deve interferir no processo de desenvolvimento espiritual do indivíduo.

Ação Social

Empoderamento de Pré-Jovens

Círculos de Estudo

Educação Espiritual para Crianças

Reuniões de Oração e Meditação

Instituto Ruhi de Capacitação

Desenvolvimento Socieconômico

Da Família às Relações Internacionais

"A persistente negação da igualdade para metade da população do mundo é uma afronta à dignidade humana, e promove atitudes e hábitos destrutivos em homens e mulheres que passam pela família, local de trabalho, vida política e, em última análise, para as esferas das relações internacionais."

Quer saber mais? Clique aqui.

Leia também:

Violência contra as Mulheres - Para Além das Reformas Jurídicas

Mulheres e Homens: Sociedade para um Planeta Sadio

A Promessa da Paz Mundial

Nosso trabalho de promoção da igualdade de gênero está focado na promoção do papel das mulheres na sociedade, na eliminação da violência doméstica, no viés da igualdade de gênero no desenvolvimento, no papel de homens e meninos no estabelecimento da igualdade de gênero, na situação das meninas e nas múltiplas implicações das questões étnico-raciais sobre as vidas das mulheres.

Apoiamos e encorajamos a plena participação de mulheres e homens em todos os aspectos da vida comunitária, incluindo a questão da liderança e da tomada de decisões. Mulheres e homens servem lado a lado nos corpos administrativos nacionais, regionais e locais da comunidade bahá'í brasileira. 

Nossos programas educacionais para adultos, crianças e pré-jovens também incorporam o compromisso com a igualdade de gênero, a paz e os direitos humanos universais.

Juntamente com o Fórum Nacional de Educação em Direitos Humanos, entidades do movimento de mulheres e a Secretaria Especial de Politicas para as Mulheres da Presidência da República – SPM, promovemos seminários em diversas localidades por todo o país com vistas a capacitar operadores do direito para a implementação da Lei Maria da Penha e outras ferramentas legais nacionais e internacionais de defesa e proteção das mulheres contra a violência.  

Por meio da Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo - SASG, a comunidade bahá'í brasileira desenvolve também ações para influenciar políticas públicas de promoção da situação das mulheres no país, seja em conjunto com organizações da sociedade civil ou com órgãos de governo. Além disso, promove atividades comunitárias que envolvem tanto mulheres como homens no sentido de despertar a consciência da igualdade de gênero. Participamos ainda de fóruns de discussão e redes temáticas, colaborando com organizações feministas atuantes no Brasil e em outras partes do mundo.