Unidade da Família

A Fé Bahá'í / Ensinamentos / Unidade da Família
title: 
A unidade da família é essencial

A humanidade é uma só família

Os ensinamentos bahá'ís enfatizam que todos nós, como criações de um mesmo Deus, somos parte de uma única família humana.

Clique aqui para saber mais sobre este tópico.

Bahá'u'lláh veio para trazer unidade ao mundo, e a unidade fundamental é a da família.

Os bahá'ís entendem a família como sendo a célula fundamental da sociedade; portanto, a saúde e unidade da sociedade dependem da saúde e unidade deste elemento essencial. Segundo os escritos bahá'ís, "[se] o amor e a concórdia se manifestam em uma única família, esta família irá se avançar, tornando-se iluminada e espiritual".

Orações pela Família

Clique aqui para acessar uma seleção de orações pela família.

Mulheres e homens são iguais

A igualdade de direitos e oportunidades é um pré-requisito para que a humanidade possa avançar. Esta consciência deve ser gerada inicialmente no seio da família para que possa se refletir também nas demais esferas do relacionamento humano.

Para saber mais sobre este tópico,
clique aqui.

De acordo com os ensinamentos de Bahá'u'lláh, a família deve ser educada em conformidade com as regras de santidade. Todas as virtudes devem ser ensinadas à família. A integridade do laço familiar deve ser constantemente considerada, e os direitos dos membros individuais não devem ser transgredidos. Os direitos dos filhos e filhas, do pai, da mãe, nenhum deles deve ser transgredido, assim como nenhum deles deve ser arbitrário.

Da mesma maneira que o filho tem certas obrigações para com seu pai, o pai tem certas obrigações para com o filho. A mãe e os outros membros da casa têm suas próprias prerrogativas. Todos estes direitos e prerrogativas devem ser preservados e, ainda assim a unidade da família tem de manter-se. A injúria de um deve ser considerada a injúria de todos; o conforto de cada um, o conforto de todos; a honra de um, a honra de todos.

Em uma de suas palestras, 'Abdu'l-Bahá recomendou:

A Educação dos Filhos

Uma das principais responsabilidades da família é a educação dos filhos. As crianças devem ser educadas não apenas para desenvolver o seu pleno potencial, mas também para aprender sobre a sua responsabilidade com relação ao mundo à sua volta.

Clique aqui para saber mais sobre este tema.

"Considerai os maléficos efeitos da discórdia e dissensão em uma família; em seguida refleti sobre os favores e bênçãos que recaem sobre essa família quando existe unidade entre seus diversos membros. Que incalculáveis benefícios e bênçãos recairiam sobre a grande família humana, se unidade e irmandade fossem estabelecidas! Neste século, quando os benéficos resultados da unidade e os maléficos efeitos da discórdia são tão óbvios, os meios para alcançar e realizar a camaradagem humana apareceram no mundo."