Monumentos Bahá'ís no Brasil

A Fé Bahá'í / Bahá'ís no Brasil / Monumentos Bahá'ís no Brasil
title: 
Monumentos e outras referências geográficas bahá'ís no Brasil
Monumento à Paz - Goiânia
Monumento à Paz de Goiânia está localizado
no Bosque dos Buritis
, no Setor Oeste da cidade.

Um dos símbolos bahá'ís existentes no Brasil é o Monumento à Paz Mundial, criado pelo artista plástico bahá'í Siron Franco em 1988, em parceria com a Comunidade Internacional Bahá'í.  

Saiba mais!

Conheça os Lugares Sagrados da Fé Bahá'í pelo mundo clicando aqui.

Descubra os Templos Bahá'ís em cada um dos continentes acessando esta página

Trata-se de uma ampulheta de cimento com cinco metros de altura, pesando cinqüenta toneladas. Em sua parte central, possui vários compartimentos de vidro, separados por faixas verticais nas cores amarela, azul, branca, verde e vermelha, contendo as terras de mais de 115 países dos cinco continentes. Um compartimento maior contém todas as terras misturadas. A obra foi doada à capital do estado de Goiás, Goiânia, para marcar o primeiro aniversário do acidente com césio-137 na cidade, o pior acidente radiológico do mundo.

Monumento à Paz - Rio

Além de Siron Franco, idealizador da obra, e do representante da Comunidade Internacional Bahá'í, Peter Adriance, participaram da reinauguração do Monumento à Paz do Rio de Janeiro Secretário-Geral da ONU para a Rio+20, Sha Zukang, o Prefeito da cidade, Eduardo Paes, e outras autoridades locais. 

Uma réplica deste Monumento foi produzida para marcar a ECO-92 - Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento, realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro. A ECO-92 foi a maior cúpula mundial realizada sobre o tema e deu origem à Agenda 21, com compromissos de todos os países voltados para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O Monumento está localizado na Praça 22 de abril, na Avenida Marechal Câmara, nas proximidades do Aeroporto Santos Dumont.

Vinte anos depois, em 2012, o Monumento à Paz do Rio de Janeiro foi reformado com o apoio da Prefeitura da cidade. O evento fez parte das atividades ligadas à realização da Rio+20, que novamente reuniu representantes de diversos países membros das Nações Unidas para tratar de temas ligados ao desenvolvimento e à sustentabilidade. 

Monumento à Paz de Florianópolis está localizado
na Avenida Beira-Mar Norte.

Tanto em Goiânia quanto no Rio de Janeiro, o Monumento à Paz foi preenchido ao longo de vários anos com porções de terra advindas de diferentes países. Em sua base, encontra-se a célebre frase de Bahá'ú'lláh, Profeta Fundador da Fé Bahá'í que diz: "A Terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos."  

Monumento Tríplice Fronteira

Monumento à Paz, localizado em Foz do Iguaçu (PR), na região da Tríplice Fronteira. 

Em várias outras cidades do país, ruas, praças e escolas levam nomes que homenageiam a Fé Bahá'í e seus pioneiros no Brasil - demonstrando a sua importância na formação da sociedade brasileira e a dedicação de sua comunidade à transformação da realidade à sua volta.

Na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, um outro Monumento à Paz foi erigido também em 1992. Nele é possível ler uma outra frase de Bahá'u'lláh que diz: "A Paz não é somente possível, mas inevitável. É o próximo estágio na evolução deste planeta."

Em Foz do Iguaçu, Paraná, onde se situa o marco da Tríplice Fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai, encontra-se uma placa comemorativa ao Ano Internacional da Paz - 1988. 

Placa em homenagem à chegada de Dona Leonora ao Brasil

Placa em homenagem à chegada de Leonora Armstrong ao Brasil, em janeiro de 1921.

O Porto de Mauá, no Rio de Janeiro, foi o local de chegada da ao Brasil de Leonora Armstrong, a primeira bahá'í a se estabelecer na América do Sul. Ali está localizada uma placa comemorativa, instalada para celebrar os 60 anos da Fé Bahá'í no Brasil, em 1981. 

 
Conheça o Templo Bahá'í da América do Sul

Bahá'ís no Brasil | A Comunidade | Encontre Bahá'ís Perto de Você

História da Fé no Brasil | Somos Bahá'ís (Perfis)