História da Fé no Brasil

A Fé Bahá'í / Bahá'ís no Brasil / História da Fé no Brasil
title: 
História da Fé no Brasil

A história da Comunidade Bahá’í no Brasil teve início em fevereiro de 1921, com a chegada à Cidade da Bahia (hoje Salvador) de Leonora Holsapple – uma jovem estadunidense que dedicou sua vida ao ensino dos princípios de unidade e valorização da diversidade constantes da Revelação de Bahá'u'lláh.

Desenvolvimento Comunitário

Conheça algumas das atividades realizadas pelos bahá'ís em todo o Brasil.

Dona Leonora  tornou-se conhecida pelas cidades onde passou, promovendo atividades educacionais em comunidades carentes em seus arredores e ensinando a Fé para pessoas de todas as classes sociais. Brasileiros e estrangeiros que viviam naquela região eram atraídos pela profundidade e beleza dos princípios da Fé que ensinava e refletia em suas ações de serviço à comunidade local. 

Em suas viagens pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Niterói, Dona Leonora deixou bases sólidas sobre as quais outras mulheres e homens dedicados  puderam ajudar a construir comunidades com um alto nível de espiritualidade, organização administrativa e desejo de contribuir com a melhora da sociedade brasileira.

Quer encontrar os bahá'ís em sua cidade?

Envie-nos uma mensagem que entraremos em contato!

A primeira Assembleia Espiritual Local brasileira foi estabelecida em 1940 em Salvador, Bahia, com a participação de pioneiros e moradores locais que conheceram a Fé Bahá'í e identificaram-se com seus ensinamentos. Em 1946, foi a vez da comunidade bahá'í do Rio de Janeiro eleger sua Assembleia Espiritual Local, seguida (em 1948) pela de São Paulo. Nos anos que se seguiram, comunidades bahá'ís se consolidaram por todo o país, chegando ao número de oito  Assembleias Espirituais Locais em 1957 e doze  em 1963, além de presença crescente em cidades espalhadas por todo o território nacional. 

Em 1951, foi eleita a primeira Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís da América do Sul, durante a Convenção Nacional dos Bahá'ís da América do Sul, realizada em Lima, Peru. Alguns anos depois, em 1961, o contingente crescente de bahá'ís brasileiros justificou a necessidade de eleger a sua própria Assembleia Espiritual Nacional no Brasil.

A primeira Assembleia Espiritual Local formada em território indígena brasileiro foi a da tribo Kiriri, na região de Mirandela, Bahia, no ano de 1963. Em 1974, uma comunidade bahá'í foi fundada também no quilombo de Curiaú, a 12 km de Macapá, capital do Amapá.

Os números começaram a crescer na década de 1970, quando as ações de divulgação da Fé Bahá’í por todo o país encantavam milhares de pessoas, que se identificavam com os seu ensinamentos, suas respostas a questões espirituais e as soluções que apresentava para questões globais.

Na década de 1980, cerca de uma centena de bahá'ís iranianos receberam refúgio no Brasil devido ao aumento das perseguições contra os bahá'ís no Irã. Eles firmaram residência no país e hoje são membros ativos da comunidade, envolvendo-se em atividades de transformação social que despertam a atenção de pessoas e governos. Conheça alguns desses bahá'ís visitando nossa seção de perfis.

Somos Bahá'ís

Clique aqui e conheça o perfil de alguns indivíduos que estão contribuindo para a melhora do nosso país.

Os bahá'ís do Brasil são amplamente reconhecidos por suas ações no campo do diálogo inter-religioso e da promoção da igualdade racial, assim como por seu envolvimento nas áreas de igualdade de gênero, promoção da paz e educação. No âmbito nacional, representantes bahá'ís trabalham juntamente com outras organizações não-governamentais nacionais na defesa e promoção dos direitos humanos, do desenvolvimento sustentável e das discussões sobre boa governança.

Saiba mais!

Conheça os Lugares Sagrados da Fé Bahá'í pelo mundo clicando aqui.

Descubra os Templos Bahá'ís em cada um dos continentes acessando esta página

Saiba onde estão localizados os principais monumentos bahá'ís e outras referências geográficas bahá'ís no Brasil neste link

Hoje os bahá’ís brasileiros formam um contingente de mais de 60 mil pessoas das mais diversas classes sociais, culturais e econômicas, residentes em cerca de 1.300 municípios brasileiros, nas 27 unidades da Federação.

A Comunidade Bahá’í brasileira é reconhecida mundialmente por estabelecer projetos de desenvolvimento econômico e social, oferecendo um conjunto completo e abrangente de atividades gratuitas abertas à participação de qualquer pessoa interessada no aprimoramento espiritual e material individual e coletivo. O foco principal é capacitar os participantes para o serviço à humanidade, a partir de metodologias participativas e estimulantes que levam à transformação pessoal e social por meio do reconhecimento da realidade espiritual da humanidade. 

 

Bahá'ís no BrasilA Comunidade | Encontre Bahá'ís Perto de Você

Monumentos e Outras Referências Geográficas | Somos Bahá'ís (Perfis)