Instituições da Fé

A Fé Bahá'í / A Religião / Instituições da Fé

Instituições da Fé

Desenvolvimento Comunitário

Conheça algumas das atividades de desenvolvimento local realizadas pelos bahá'ís em todo o Brasil.

Um modelo distinto de seleção de representantes

Os nove membros de cada uma das instituições bahá'ís locais e nacionais são eleitos anualmente entre os membros da comunidade como um todo, utilizando um sistema democrático único, livre de nomeações e direcionamentos eleitorais.

Juntos, esses indivíduos decidem sobre os temas importantes da população a que representam, num modelo em que a figura da autoridade individual é substituída pela fortaleza da consulta franca e direcionada para o bem comum.

Saiba mais sobre o princípio bahá'í de não-envolvimento em política partidária.

Lado a Lado

Qualquer membro da comunidade com idade acima de 21 anos - seja mulher ou homem, de qualquer raça ou etnia, pode ser eleito para uma instituição bahá'í. A diversidade é o que garante que a consulta possa levar em consideração o maior número possível de pontos de vista e áreas do conhecimento sobre um determinado tema, fazendo com que as decisões sejam tomadas de maneira informada e consciente em benefício da coletividade

Para conhecer os ensinamentos bahá'ís sobre igualdade racial, clique aqui.

Para saber mais sobre o princípio da igualdade de gênero, clique aqui.

Entre em contato!

Para contatar uma instituição bahá'í no Brasil, clique aqui.

Na Fé Bahá'í não existe clero ou autoridade individual. O conselho administrativo internacional bahá'í é chamado de Casa Universal de Justiça. Trata-se de um corpo composto de nove membros eleitos a cada cinco anos pelos membros dos conselhos administrativos nacionais (Assembleias Espirituais Nacionais) de todo o mundo. Sua Sede permanente está localizada no Centro Mundial Bahá'í em Haifa, Israel.

Como em outros países, os corpos administrativos eleitos cuidam dos assuntos da comunidade bahá'í no nível nacional, regional e local no Brasil. Essas instituições guiam o desenvolvimento da comunidade bahá'í. Os membros eleitos não tem autoridade espiritual ou privilégios. A autoridade é um atributo do corpo como um todo, e não dos indivíduos que o compõem. Mulheres e homens servem lado a lado nas instituições e enxergam essa responsabilidade como uma oportunidade para o serviço à sua comunidade. 

Assembleia Espiritual Nacional

O corpo administrativo nacional da Fé Bahá'í é a Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá'ís do Brasil, cuja primeira formação foi eleita em 1961. As eleições anuais ocorrem durante a Convenção Nacional dos Bahá'ís do Brasil, da qual participam delegados eleitos de todas as partes do país. 

Assembleias Espirituais Locais

No Brasil, existem atualmente 86 Assembleias Espirituais Locais - número que cresce à medida que as comunidades locais se fortalecem em diferentes partes do país. Cada comunidade local bahá'í em que residam nove ou mais bahá'ís adultos elege anualmente sua Assembleia Local, cuja função é cuidar dos assuntos referentes àquela área administrativa.

Conselhos Regionais

O Brasil possui atualmente seis Conselhos Regionais Bahá'ís. Eles têm a função de auxiliar no desenvolvimento das ações de ensino da Fé e fortalecimento das comunidades locais nas regiões pelas quais são responsáveis, participando dos processos de planejamento das agências (incluindo os braços regionais do Instituto Ruhi de Capacitação e os Comitês de Ensino de Área) e realizando o acompanhamento ombro-a-ombro das Assembleias Locais.